Ministério da Saúde visita unidade de Magé após chuvasRômulo Barbosa/Divulgação
“Recebemos no domingo os representantes da Secretaria Estadual de Saúde e hoje a equipe do Ministério da Saúde. Uma prova clara da integração das esferas governamentais (município, estado e federação) em prol da manutenção da assistência em saúde com segurança para os mageenses. Com isso, apresentamos todas as informações e diagnóstico da rede afim de solucionar em tempo recorde todas as necessidades da população afetada pelas fortes chuvas”, descreveu Larissa Ribeiro, subsecretária de Saúde que acompanhou a visita.
Programa Vigidesastre: ação em situações de emergência pública
No último sábado (23), foi declarada a Situação de Emergência em Magé, através do Decreto nº 3731, publicado em edição extra do Boletim Informativo Oficial. O decreto tem duração inicial de 90 dias, mas pode ser estendido até 180, caso haja necessidade de mais tempo para a recuperação do município.
“Com isso, iniciamos em Magé automaticamente um protocolo de ações, entre elas o Vigidesastres, um programa da Vigilância em Saúde que propõe ações para minimizar a exposição aos riscos de desastres naturais, faz a gestão do risco, integra os processos e o gerenciamento do desastre bem como à recuperação dos seus efeitos, contemplando ações voltadas à prevenção e à atuação em situações de risco e em planos de contingência”, detalhou a secretária Dra. Larissa Storte.
A visita técnica em Magé nesta terça (26) foi realizada por um profissional do Ministério da Saúde que integra o programa Vigidesastre, da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, que faz a gestão do risco no desastre no âmbito da Saúde. A visita compõe o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil para entender como a saúde mageense foi afetada, e foi integrada ao encontro realizado com a Secretária Nacional de Defesa Civil e a Defesa Civil de Magé.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.