Naftali Bennett ocupará o cargo de premiê pelos próximos 18 mesesAFP

Por iG Último Segundo
Naftali Bennett é o novo primeiro-ministro de Israel e assumirá o cargo após 12 anos de Benjamin Netanyahu no poder. Uma votação no parlamento ratificou sua vitória neste domingo (13). Sua ascensão ao cargo de premiê se deve a uma aliança heterogênea entre partidos de esquerda, centro e direita.

Bennett é líder do partido Yamina, uma coalisão política entre partidos de direita, desde 2012. Considerado um ultradireitista, Naftali defende a permanência de colônias israelenses na Cisjordânia e tem como pauta inegociável o controle de Jerusalém Oriental.
Fora da sua vida política, Naftali é filho de pais norte-americanos e um empresário bem-sucedido após vender sua startup de cibersegurança denominada Cyotta, em 2005, por U$ 145 milhões. Também já passou pelo exército israelense, onde chegou a integrar o Sayyeret Matkal, prestigiada divisão de soldados de elites.
Publicidade
Bennett construiu sua carreira na política através de movimentos religiosos sionistas, movimento que defende colonização de áreas palestinas, apoio ao conservadorismo regional e liberalismo econômico.