Essa nova onda de calor chega menos de três semanas após outra que atingiu o oeste dos Estados Unidos e o Canadá no final de junhoAFP

Por AFP
Milhões de pessoas no oeste dos Estados Unidos e do Canadá foram atingidos por uma nova onda de altas temperaturas neste domingo, 11, com estradas fechadas, tráfego ferroviário limitado e ordens de evacuação.
No Canadá, onde os incêndios florestais continuam a se espalhar com mais 50 focos declarados nos últimos dois dias, o governo anunciou novas medidas emergenciais para prevenir o fogo. O termômetro subiu neste fim de semana em grande parte da costa do Pacífico e no interior até a borda oeste das Montanhas Rochosas.
Publicidade
"Uma onda de calor perigosa afetará grande parte do oeste dos Estados Unidos, com temperaturas provavelmente recordes", disse o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) neste domingo, enquanto meteorologistas canadenses prevêem máximas próximas a 32 ºC em partes do oeste do país, bem acima dos padrões sazonais.
De acordo com o NWS, Las Vegas igualou seu recorde histórico ao alcançar 47,2 ºC, uma marca registrada pela primeira vez em 1942 e três vezes desde 2005. Os meteorologistas emitiram um boletim de alerta para a área metropolitana, bem como vários outros centros urbanos, incluindo Phoenix (sul) e San José, no Vale do Silício, não muito longe de São Francisco.
Publicidade
"Mais de 30 milhões de pessoas permanecem sob alerta de calor extremo ou alerta de calor", disse o NWS no sábado, acrescentando que as perigosas altas temperaturas e secas devem continuar.
Essa nova onda de calor chega menos de três semanas após outra que atingiu o oeste dos Estados Unidos e o Canadá no final de junho, com altas temperaturas recordes por três dias consecutivos na província canadense da Columbia Britânica.
Publicidade
As condições desta onda fizeram com que o recorde histórico de altas temperaturas fosse quebrado por três dias consecutivos nesta província.
298 incêndios
O ministro canadense dos Transportes, Omar Alghabra, anunciou neste domingo novas medidas de emergência para evitar incêndios florestais na região, incluindo a desaceleração e limitação do tráfego ferroviário.
Publicidade
Os trens são uma das causas comuns de incêndios florestais, geralmente devido à falta de manutenção de seus dispositivos anti-centelhas. Várias estradas e rodovias na área da Colúmbia Britânica foram fechadas porque o governo classificou o risco de incêndio florestal como "extremo". Uma dúzia de cidades e vilas seguem sob ordens de evacuação.
O governo canadense enviou investigadores à cidade de Lytton, 250 km a nordeste de Vancouver, para verificar se a passagem de um trem de carga poderia ter causado o incêndio que destruiu 90% da cidade no final de junho.
Publicidade
Na manhã de domingo, o número de incêndios florestais na Columbia Britânica continuou a aumentar, chegando a 298, de acordo com as autoridades. O mês passado foi o junho mais quente já registrado na América do Norte, de acordo com dados divulgados pelo serviço de monitoramento do clima da União Europeia.
Até agora, a atividade humana causou um aumento da temperatura global de cerca de 1,1ºC, o que resultou em tempestades mais destrutivas, ondas de calor mais intensas, secas e aumento de incêndios florestais.
Publicidade
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o Serviço Meteorológico Britânico, há 40% de chance de que a temperatura média global anual ultrapasse temporariamente 1,5 grau acima das temperaturas pré-industriais nos próximos cinco anos.
Os últimos seis anos até 2020 são os seis anos mais quentes já registrados.