Secretário-geral da ONU, António GuterresAFP

Nações Unidas - Informes "horripilantes" denunciam que os talibãs impuseram severas restrições aos direitos de mulheres e crianças em áreas que ocuparam, informou nesta sexta-feira, 13, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
"Também estou profundamente preocupado com os primeiros indícios de que os talibãs estão impondo restrições severas aos direitos humanos em áreas sob seu controle, especialmente às mulheres e jornalistas", disse a jornalistas.
Publicidade
"É particularmente assustador e doloroso ver informes sobre como os direitos conquistados com tanto esforço pelas meninas e mulheres estão sendo arrebatados", acrescentou.
Guterres disse que "empreender ataques contra civis seria uma violação do direito humanitário internacional e chega a ser um crime de guerra".
Publicidade
As forças de segurança afegãs capitularam em várias frentes. Soldados, unidades e até divisões inteiras se renderam, o que deu aos insurgentes mais veículos e peças militares para acelerar sua já veloz conquista do território afegão.