Joe Biden, presidente dos Estados UnidosAFP

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará um discurso à nação sobre a retirada dos Estados Unidos do Afeganisão nesta segunda-feira, 16, às 16h45 (horário de Brasília) na Casa Branca, informou o Executivo em um comunicado.
O presidente, em silêncio há vários dias sobre a crise mais grave desde sua eleição em novembro, reduziu sua estadia em Camp David, casa de férias dos presidentes americanos.
Publicidade
Inicialmente, estava previsto que permaneceria lá até quarta-feira, mas a tomada relâmpago do Afeganistão pelo Talibã e a caótica evacuação realizada pelas forças americanas no local, tornaram sua estadia fora de Washington insustentável.
Sob fortes críticas da oposição republicana, Biden, comandante-chefe das Forças Armadasdos EUA, deve chegar às 14h00 na Casa Branca.
Publicidade
Em seu último discurso público sobre o Afeganistão na terça-feira passada, Biden defendeu mais uma vez sua decisão de retirar os últimos soldados americanos até 31 de agosto, confiando o destino do país a um governo e aos soldados afegãos, agora derrotados.
No entanto, em vez lugar de uma retirada ordenada, apoiada pela opinião pública, os americanos agora são testemunhas de um desastre humilhante, que encerra os 20 anos de intervenção militar, a guerra mais longa já travada por seu país.