Operação é mais um passo do governo de Alexander Lukashenko contra a imprensa e a oposiçãoAFP

A polícia bielorrussa fez uma operação de busca e apreensão nas residências de vários jornalistas da agência de notícias privada BelaPan, nesta quarta-feira, 18, mais um passo na ofensiva do governo do presidente Alexander Lukashenko contra a imprensa e a oposição.
O domicílio do subeditor-chefe da BelaPan, Alexander Zaitsev, foi revistado durante uma hora, denunciou a Associação de Jornalistas de Belarus. A polícia apreendeu o celular, um disco rígido e um tablet de Zaitsev, segundo o comunicado. Conforme a mesma fonte, a polícia também revistou a casa da editora-chefe, Irina Levshina.
Publicidade
Estas batidas estão realizadas no âmbito de uma investigação sobre "a organização de atos que violam a ordem pública", acrescentou o comunicado.
O jornalista Zakhar Shcherbakov, também da BelaPan, foi levado para uma dependência para ser interrogado, informou sua mulher, Elena, em sua página no Facebook.
Publicidade
Os sites da agência - belapan.by e belapan.com - permaneciam inacessíveis desde as 6h (horário de Brasília). Antes disso, conseguiram publicar várias mensagens anunciando as batidas policiais.