Evacuados do Afeganistão desembarcam no Aeroporto Internacional Al-Maktoum, nos Emirados Árabes UnidosAFP

Paris - O Airbnb "começará a acolher 20 mil refugiados afegãos gratuitamente em todo o mundo" em resposta a "uma das crises humanitárias mais graves da nossa época", anunciou, nesta terça-feira, 24, Brian Chesky, cofundador da plataforma de aluguéis turísticos.
A empresa "pagará pelas estadias", mas "não poderá [fazer isso] sem a generosidade de [seus] anfitriões", explicou Chesky em um tuíte, solicitando àqueles que desejarem acolher uma família de refugiados de forma gratuita que entrem em contato com a plataforma.
Publicidade
Desde 2012, o grupo americano permite aos anfitriões disponibilizarem quartos para alojar solicitantes de asilo ou refugiados gratuitamente, por meio de sua plataforma "Open Homes".
"O deslocamento e reinstalação de refugiados afegãos nos Estados Unidos e outras partes do mundo representa uma das crises humanitárias atuais mais graves", continuou Chesky, que considera que é crucial agir, e espera poder "inspirar outros empresários a fazer o mesmo".
Publicidade
A queda de Cabul nas mãos dos talibãs em 15 de agosto provocou o deslocamento de milhares de pessoas até o aeroporto da capital afegã, única saída do país. Milhares já foram evacuados desde julho.