Covid-19 nas Américas: número de casos diminui, mas de mortes aumentaPixabay - Creative Commons

Washington - As novas infecções de covid-19 diminuíram na última semana em vários países das Américas, mas permanecem "muito altas" e as mortes aumentaram, particularmente em partes da América Central e do Sul, informou nesta quarta-feira, 9, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que a primeira semana de fevereiro foram registrados mais de 4,8 milhões de novos casos e mais de 33.000 novas mortes no continente americano.
Isso representa uma redução de 31% dos casos e um aumento de 13% das mortes em relação à última semana de janeiro.
Na América do Norte, os novos casos e mortes diminuíram nos três países (Estados Unidos, Canadá e México), mas as hospitalizações só diminuíram nos dois primeiros.
Já na América Central, os casos novos caíram em toda a sub-egião, mas as mortes subiram quase 30%. A queda dos casos foi pronunciada em El Salvador 70% e em Belize e Panamá, em mais de um terço.
A Opas também destacou uma desaceleração das infecções na América Sul, com reduções pela metade na Argentina e Peru. Além disso, as hospitalizações estão subindo na maioria dos países do Cone Sul.
No Caribe também foram reportados menos casos novos e mais mortes, exceto em alguns países.
A diretora da Opas, Carissa Etienne, destacou que a vacinação anticovid está reduzindo os casos de doença grave e de mortes.
"Uma tendência se destaca: os países com maior cobertura de vacinação estão vendo menos internações e mortes nas unidades de cuidados intensivos", afirmou em coletiva de imprensa.
"Isso enfatiza a importância de ampliar o acesso às vacinas, incluindo as doses de reforço", apontou.
Segundo dados da Opas, uma em cada quatro pessoas nas Américas não recebeu nenhuma dose da vacinação anticovid-19.