Soldado faz continência ao lado de um sistema de mísseis Akash durante o desfile do 73º Dia da República da Índia em janeiroAFP

Nova Délhi - A Índia disparou acidentalmente um míssil contra o Paquistão, informou o Ministério da Defesa indiano nesta sexta-feira (11), descrevendo a situação como "profundamente lamentável".
A Índia, um país predominantemente hindu, e o Paquistão (de maioria muçulmana) travaram três guerras desde a independência da ex-colônia britânica em 1947, duas das quais pelo disputado território da Caxemira.
Sua fronteira comum é fortemente militarizada em ambos os lados, e já houve episódios de tensão que levantaram temores de um conflito entre dois Estados com arsenal nuclear.
"Durante uma operação de manutenção de rotina, uma falha técnica levou ao disparo acidental de um míssil" na quarta-feira, que caiu em "uma área do Paquistão", disse o ministério em noa, acrescentando que uma investigação de alto nível foi ordenada.
A pasta não especificou o tipo de míssil lançado.
O incidente foi "profundamente lamentável", disse, acrescentando que estava "aliviado por ninguém ter perdido a vida como resultado deste acidente".
A declaração veio horas depois que o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão condenou o que chamou de "uma violação não provocada de seu espaço aéreo por um 'objeto voador supersônico' de origem indiana".
O governo paquistanês convocou o encarregado de negócios da Índia para transmitir seu "firme protesto" a ele, acrescentou o ministério.
Esse "lançamento imprudente" danificou edifícios e colocou em risco vidas civis e aviões no espaço aéreo paquistanês, disse a pasta, acusando a Índia de ser "insensível à paz e estabilidade regionais".