Incidentes nos gasodutos Nord Stream e Nord Stream 2 deixaram autoridades europeias em estado de alertaGazprom/Divulgação

Os governos europeus agilizaram a proteção da infraestrutura de energia depois de detectar vazamentos em dois grandes gasodutos russos que, segundo autoridades, foram alvo de sabotagem. A União Europeia ameaçou uma retaliação por qualquer novo ataque às instalações de energia da Europa, após os incidentes nos oleodutos Nord Stream e Nord Stream 2. As tubulações sofreram uma queda de pressão significativa na segunda-feira e começaram a vazar gás no mar.
Embora os incidentes não afetem o suprimento de gás da Europa porque os gasodutos não estão em uso no momento, levantaram temores sobre a segurança dos sistemas de energia do continente já que os governos estão correndo para reforçar seus suprimentos de gás para o inverno.
Redes, tubulações, cabos de telecomunicações e outras infraestruturas vitais são normalmente construídas para resistir aos acidentes, mas não a ataques deliberados. Protegê-los aumentaria o custo financeiro e logístico que a Europa enfrenta ao tentar se proteger de seu vizinho agressivo.
Os incidentes do Nord Stream, que interromperam o transporte marítimo e levantaram preocupações ambientais, aumentam uma piora na geopolítica dos combustíveis e nos mercados de energia europeus.