Rei Charles III em reunião com o novo primeiro-ministro do Reino UnidoReprodução: AFP

O novo líder do Partido Conservador britânico, Rishi Sunak, recebeu nesta terça-feira, 25, a missão de formar o governo como o representante parlamentar durante uma audiência com o Rei Charles III, que pouco antes recebeu o pedido de renúncia formal de Liz Truss, no Palácio de Buckingham.
Funcionários da Casa Real divulgaram uma fotografia do monarca apertando as mãos de Sunak. O novo premiê foi recebido pelo rei e seguiu os protocolos da Constituição britânica. Essa foi a primeira vez que Charles III participou dessa cerimônia. Sunak é neto de imigrantes indianos, de 42 anos, que se torna o primeiro chefe de governo britânico de uma minoria étnica e o mais jovem em mais de 200 anos.
O ex-ministro de Finanças do Reino foi eleito o novo primeiro-ministro do país na segunda-feira, 24, após a sua adversária, Penny Mordaunt, anunciar que se retirou da disputa pelo cargo. Ele vai suceder Liz Truss, que anunciou sua renúncia na quinta-feira, 20, com um governo marcado pela crise econômica enfrentada pelo Reino Unido. Truss teve o mandato mais curto de um primeiro-ministro na história britânica, exercendo o cargo por apenas seis semanas.
Em seu primeiro pronunciamento, diante da sede do governo, Sunak reconheceu os "erros" de sua predecessora e prometeu que a "estabilidade econômica e confiança" serão parte central de sua agenda. Ele prometeu também enfrentar a "profunda crise econômica" com compaixão e liderar um governo de "integridade, profissionalismo e responsabilidade".
Em seu primeiro pronunciamento, Rishi Sunak, reconheceu os 'erros' de sua predecessora - Reprodução: AFP
Em seu primeiro pronunciamento, Rishi Sunak, reconheceu os 'erros' de sua predecessoraReprodução: AFP
O novo primeiro-ministro, que já foi chefe do Tesouro do governo, venceu a corrida pela liderança do Partido Conservador na segunda. A única rival, Penny Mordaunt, cedeu e desistiu depois de não atingir o limite de 100 legisladores conservadores necessários para permanecer na corrida.
Ele também teve o caminho livre para o cargo após o ex-premiê (e ex-chefe) do novo primeiro-ministro, Boris Johnson, desistir de concorrer. Boris era a principal ameaça a Sunak, pois além de apoio no Parlamento, Johnson é uma figura mais popular entre os filiados do Partido, segundo pesquisas de opinião recentes realizadas pelo país.

Agora, ele precisa estabilizar o partido e o país em um momento de turbulência econômica e política. Ele é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido só neste ano.