Equipes de resgate buscam vítimas soterradas por um deslizamento de terra na IndonésiaAFP
Número de mortos por deslizamento de terra na Indonésia sobe para 44
Pelo menos 20 pessoas continuam desaparecidas
O número de mortos por um deslizamento de terra na Indonésia, subiu para 44, informaram nesta sexta-feira (30) as autoridades, que prolongaram as operações de resgate para procurar os desaparecidos por mais uma semana.
As fortes chuvas provocaram o deslizamento de terra que devastou a vila de Pasirlangu no sábado (24), destruindo dezenas de casas.
Com a ajuda do exército, da polícia e de voluntários, milhares de socorristas cavaram na lama com as próprias mãos e com máquinas pesadas.
Até o momento, foram recuperados e identificados 44 corpos e pelo menos outras 20 pessoas seguem desaparecidas, declarou o chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate, Mohammad Syafii.
"A área enfrenta chuvas leves a moderadas acompanhadas de uma leve neblina, o que limita a visibilidade", explicou Syafii, e acrescentou que a operação de busca na região de Bandung Ocidental, em Java, foi prolongada até 6 de fevereiro.
A catástrofe causou graves danos a mais de 50 residências e deixou mais de 650 pessoas desabrigadas, segundo autoridades locais.
O governador da província, Dedi Mulyadi, atribuiu o deslizamento às extensas plantações que cercam Pasirlangu, utilizadas principalmente para o cultivo de hortaliças.
"O que antes eram áreas florestais e montanhosas, se tornaram terras de cultivo", afirmou durante uma visita à região nesta semana.
As florestas ajudam a absorver as precipitações e estabilizar o solo devido às suas raízes, e sua ausência faz com que estas áreas se tornem mais propensas aos deslizamentos de terra.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.