Nova Zelândia - Para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus e diminuir a crise econômica mundial, os governantes da Nova Zelândia cortarão cerca de 20% de seus vencimentos. A primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, e todo seu gabinete participarão da causa. A estimativa é que a doação chegue a 1,6 milhões de dólares neozelandeses (US$ 972 mil).
Em comunicado oficial nesta quarta-feira, Ardern se pronunciou sobre a situação. "É a decisão certa, um reconhecimento de que cada pessoa e organização possui seu papel na luta contra a covid-19 para salvar vidas", destacou a política.
Publicidade
Em quarentena desde o dia 26 de março, a Nova Zelândia conseguiu conter a propagação acelerada do novo coronavírus e agora mantém as medidas restritivas. Até o momento, o quadro no país ultrapassa o número de mil contaminados pela doença e atinge nove mortes registradas.
Outra decisão de cunho financeiro da primeira-ministra para auxiliar a economia foi subsidiar 1,5 milhão de trabalhadores com 9 bilhões de dólares neozelandeses. A ação foi aprovada pelo governo e já está sendo colocada em prática. A tendência é que a ajuda deve se estender até o afrouxamento do isolamento social.