Alunos da Uezo criaram aplicativo Quarentena Solidária para ajudar pessoas no grupo de risco durante a pandemia - DIVULGAÇÃO
Alunos da Uezo criaram aplicativo Quarentena Solidária para ajudar pessoas no grupo de risco durante a pandemiaDIVULGAÇÃO
Por Danillo Pedrosa
A solidariedade é uma arma fundamental para combater a pandemia do novo coronavírus. Foi pensando nisso que Jakson Guilherme e Victor Lima, estudantes de Ciência da Computação na Uezo (Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) participaram da criação do aplicativo 'Quarentena Solidária', uma ferramenta em que voluntários vão poder ajudar quem está no grupo de risco a realizar atividades essenciais, como ir ao mercado ou à farmácia.
O funcionamento é simples: alguém que precisa de ajuda entra em contato com um voluntário próximo, que pode decidir aceitar ou não auxiliar a pessoa que está no grupo de risco. A forma de pagamento (das compras, porque o serviço é gratuito) é combinada entre as partes.
Publicidade
"Nós somos um grupo de amigos. A ideia basicamente surgiu da Beatriz, que puxou o assunto sobre os efeitos que a quarentena viria a provocar e que foi conversar sobre isso com o Lucas e o resto de grupo, que abraçou a causa e maturou a ideia até chegar no produto final, que é o aplicativo", conta Jakson, morador da Taquara.
Jakson Guilherme (e), da Taquara, e Victor Lima, estudantes de Ciência da Computação na Uezo, participaram da criação do aplicativo 'Quarentena Solidária', que já tem 420 inscritos - ARQUIVO PESSOAL
Publicidade
Victor, que mora em Brás de Pina, resumiu o objetivo da inciativa: "o aplicativo ajuda pessoas do grupo de risco a se comunicarem com pessoas que se disponham a ajudar, evitando a exposição das mesmas aos supermercados e afins."
A ideia é tão boa que rendeu elogios da professora Rosana Ferreira Paz, coordenadora do Lema (Laboratório Multidisciplinar de Estatística e Matemática).
Publicidade
"Iniciativas como estas são bem-vindas, ainda mais quando são criadas para facilitar a vida de quem precisa", disse Rosana.
Até a última quinta-feira, havia 422 pessoas inscritas no aplicativo. Entre elas, 189 voluntários e 233 usuários. E os criadores usam do bom-humor chamar atenção. "Dar as mãos por uma boa causa: esse é o nosso jogo! (No sentido figurado, nada de contato físico)" é um dos slogans.
Publicidade
Nos próximos dias, os idealizadores ainda pretendem acrescentar no aplicativo algumas dicas de como se prevenir do contágio pelo novo coronavírus, como uso de álcool em gel e higienização das mãos.
A iniciativa, que não tem fins lucrativos, foi lançada no dia 29 de março para dispositivos Android e iOS e na web, pelo site "quarentena-solidaria.com".