Muros de aeroporto foi pintado em 1994 mostrando pessoas de máscara? - Twitter
Muros de aeroporto foi pintado em 1994 mostrando pessoas de máscara?Twitter
Por AFP
Rio - Um mural no aeroporto de Denver, nos Estados Unidos, pintado em 1994 previu a atual pandemia do novo coronavírus? Isto é o que afirmam publicações compartilhadas dezenas de vezes nas redes sociais desde o final de junho, que incluem a imagem de uma obra na qual são vistas pessoas com máscaras pintadas com as cores das bandeiras de diferentes países. Entretanto, trata-se de uma pintura feita por um artista filipino em 2020 e não faz parte da coleção de arte do terminal aéreo de Denver.
“O mural do aeroporto de Denver pintado em 1994. Diga-me que não é estranho, até que ponto eles planejam essas coisas com antecedência?” e “Mural do aeroporto Internacional de Denver, pintado em 1994”, indicam as legendas das publicações, que circulam ao menos desde o último dia 26 de junho no Facebook, Twitter e Instagram.
Publicidade
Mas uma busca reversa no Google mostrou que a publicação mais antiga desta imagem foi feita no Facebook em 25 de fevereiro deste ano na conta de um usuário identificado como “CJ Trinidad”, que em sua foto de perfil - publicada em março - aparece posando com a mesma pintura, montada sobre um cavalete.
No último dia 18 de março, o usuário CJ Trinidad publicou a obra igualmente em sua conta no Instagram. Nas duas redes sociais a imagem foi publicada sob o título “Maskcommunication”.
Publicidade
Nesta segunda publicação, um usuário avisa a ele que existem postagens que asseguram que a imagem corresponde a um mural localizado em Denver, ao que o autor responde: “Comecei a pintar em fevereiro para uma competição de arte”.
No último dia 30 de maio, o autor publicou em sua conta no Facebook duas fotos de quando estava trabalhando na pintura e, em 28 de junho, postou outra fotografia semelhante em sua conta no Instagram com a hashtag “#Feb2020”.
Publicidade
Mudança de bandeira
Além disso, a imagem que viralizou nas redes sociais foi modificada, já que mostra uma criança com uma máscara com as cores da bandeira israelense, enquanto na original essa mesma criança usa uma máscara com a bandeira palestina.
Publicidade
Uma pesquisa no Google pelo termo “Maskcommunication” revela que em 29 de fevereiro de 2020, um site de notícias de Bulacan, nas Filipinas, publicou um artigo sobre a obra de Trinidad com o título “A obra do artista de Bulacan ‘Maskcommunication’ sobre a COVID-19 viraliza”.
A busca pelo mesmo termo nas redes sociais por meio da ferramenta CrowdTangle mostra que fotografias da obra de Trinidad foram publicadas em fevereiro deste ano em contas no Facebook de meios de comunicação das Filipinas e, inclusive, na do prefeito de Bulacan.
Publicidade
A obra de Trinidad se tornou fonte de inspiração ao estampar camisetas e máscaras.
A equipe de checagem da AFP entrou em contato com o usuário CJ Trinidad, mas até a data da publicação desta verificação não havia obtido resposta.
Publicidade
O aeroporto de Denver (DEN) tem sido alvo de várias teorias da conspiração desde a sua inauguração, em 1995, incluindo algumas específicas sobre os seus murais. As autoridades do aeroporto se apropriaram deste fenômeno para reformular a sua comunicação com os passageiros.
Em uma conversa com a AFP, um porta-voz do aeroporto explicou que a imagem não faz parte da coleção de arte do terminal aeroportuário. “Embora esta pintura seja parecida com um mural no DEN chamado ‘Crianças do mundo sonham com a paz’, a imagem com as pessoas de máscara não está em nossa coleção”, detalhou.
Publicidade
Em resumo, a imagem de pessoas usando máscaras com as cores das bandeiras de diferentes países não é um mural localizado no aeroporto de Denver e feito em 1994. Trata-se, na verdade, de uma pintura realizada por um artista filipino em 2020.