Por lucas.cardoso

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, recebeu nesta quarta-feira com honras militares o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, com quem presidirá amanhã algumas consultas bilaterais centradas nos preparativos da Cúpula do G20, sob presidência alemã.

Ambos governantes manterão nesta quarta-feira uma primeira reunião. Amanhã haverá sessões intergovernamentais, seguidas da cerimônia na qual serão assinados vários acordos de caráter comercial e depois os líderes farão um comparecimento conjunto perante os meios de comunicação.

O primeiro ministro chinês Li Keqiang Reuters

A visita de Li a Berlim ocorre depois da do premiê indiano, Narendra Modi, e tem como principais pontos os assuntos econômicos e a preparação para a Cúpula do grupo de potências econômicas e países emergentes - G20 -, que acontecerá em Hamburgo entre 7 e 8 de julho.

O premiê chinês seguirá viagem amanhã mesmo desde Berlim a Bruxelas, onde se reunirá com os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, e onde deve expressar o forte respaldo do seu país ao Acordo de Paris contra a mudança climática.

Em uma entrevista coletiva conjunta com Modi, Merkel afirmou que a pretensão de estreitar as relações com a Índia e a China não deve ser entendida como um movimento contra outros estados ou contra as relações transatlânticas. "A relação transatlântica é de extraordinária importância", disse a chanceler.

"A Europa deve ser um ator que se envolve nos assuntos internacionais", apontou Merkel.

Você pode gostar