Por lucas.cardoso

Bruxelas - A Comissão Europeia recompensou, nesta quarta-feira, os esforços orçamentários da Grécia nos últimos anos anunciando o encerramento de seu "procedimento de déficit excessivo", ainda que o governo de Atenas siga gravemente endividado.

"É um momento muito simbólico para a Grécia. Depois de tantos anos de sacrifício do povo grego, o país colhe, enfim, os frutos de seus esforços", disse o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici.

A Grécia "agora está pronta para virar a página da austeridade e abrir um novo capítulo de crescimento, investimento e emprego", completou. 

O procedimento por déficit excessivo permite à Comissão Europeia vigiar os países que não respeitam os critérios de convergência da zona do euro e, teoricamente, pode multá-los, embora isso nunca tenha acontecido. 

A Grécia, cujo déficit superou, durante vários anos, o limite de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) acordado pelo tratado europeu, foi colocada na "lista negra" do déficit excessivo em 2009. Mas o país, graças às reformas, conquistou em 2016 um excedente orçamentário de 0,7% do PIB, segundo os últimos dados da UE. 

União EuropéiaReuters

A Comissão Europeia decidiu, portanto, recomendar o fim do procedimento aos 28 ministros de Finanças europeus, que devem validar a decisão após as férias do meio do ano. 

Essa aguardada decisão "é outro sinal positivo da estabilidade financeira e a reativação econômica no país", afirmou o vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis.

Você pode gostar