Natividade- Cinco bezerros foram mortos por uma onça-parda em área de mata preservada dentre os distritos natividadenses de Ourânia e Bom Jesus do Querendo.
Vídeos mostram os pescoços dos bovinos com grandes feridas, e alguns corpos cobertos por folhas e galhos, armazenados para posterior alimentação.
A onça-parda, de nome científico Puma Concolor, é um dos maiores felino das Américas. Segundo o Ibama-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, esta espécie é considerada vulnerável no Brasil.
E segundo a IUCN-União Internacional para a Conservação da Natureza, pertence à categoria das quase ameaçada de extinção.
Em recente entrevista à Rádio Natividade FM, a bióloga Maria Inês Tederiche Micichelli confirmou que se trata de um ataque típico da espécie. Os produtores rurais apelam para as autoridades, pois matar um animal silvestre como a onça é crime inafiançável, mas também continuar a perder cabeças de gado é um prejuízo considerável.
Há 15 dias eles temem pelas criações, e pelas próprias vidas, embora seja incomum relatos de ataques a humanos, a diminuição das florestas e consequente deterioração do habitat dos felinos, tem aumentado os conflitos. A situação é monitorada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Natividade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.