Parque do Gericinó recebe exposição artística 'Território Sonhado' em Nilópolis
Exposição artística exibirá obras de quatro artistas baixadenses com organização e
curadoria de Catu Rizo
Território Sonhado é uma experiência sensorial que une cultura e sustentabilidade e nos convida a imaginar um futuro mais sustentável e em sintonia com a natureza - Divulgação
Território Sonhado é uma experiência sensorial que une cultura e sustentabilidade e nos convida a imaginar um futuro mais sustentável e em sintonia com a naturezaDivulgação
Nilópolis - O Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão, em Nilópolis, será palco pela primeira vez da exposição artística instalativa: o Território Sonhado. A exposição propõe uma experiência sensorial contemplativa com obras de quatro artistas mulheres baixadenses: Adrielle Vieira, Bella Tavares, Catu Rizo e Lidi Oliveira. O evento de abertura contará com uma programação efervescente que inclui homenagens a coletivos culturais da Baixada, roda de conversa com as artistas, performances musicais, carimbó, maracatu e sessão de cinema organizada pelo cineclube itinerante Xuxu comxis. A mostra terá início no próximo domingo (15/01), às 10h, e seguirá até o dia 3 de fevereiro.
O projeto cultural tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ 2, Território sonhado promete ser um evento inesquecível! A exposição celebra a estética baixadense de quintais, gambiarras criativas e fazeres comunitários. Ela foi idealizada para o Parque do Gericinó, que fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó/Mendanha, uma área verde em processo de reflorestamento que revela devires de um passado e um futuro mais sustentável para as cidades fluminense.
"Território Sonhado" terá um desdobramento transmídia na esfera virtual, com obras sonoras e escritas, que poderá ser acessado pela leitura de um qr code. No domingo, 29 de janeiro, terá o evento de encerramento da exposição, com o espetáculo Marginal Y-GÛAÇU às 16h, além de uma roda de conversa sobre "Arte, Cidade e tecnologias sociais" com a professora e pesquisadora Ana Paula Alves Ribeiro, a cineasta e cineclubista Pamela Onhitram e o poeta, cineclubista e cineasta Heraldo HB. Além de, a cineasta e cineclubista Pamela Onhitram, o cineclubista, poeta e cinesta Heraldo HB um pocket show com o rapper carioca Maudu Carta. A mostra poderá ser visitado todos os dias, das 06h às 18h.
A exposição é uma experiência inovadora na Baixada Fluminense unindo cultura, sustentabilidade e cotidiano. Território sonhado convida o público para um reflorestamento da imaginação.
O Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão fica localizado na rua Antônio João Mendonça, s/n, bairro Manoel Reis, em Nilópolis.
Programação
Evento de abertura: 15 de janeiro (domingo), a partir das 10h.
• 10h - Homenagem a coletivos culturais da Baixada Fluminense • 10h30 - 12h Roda de conversa com as artistas expositoras e visita guiada pelas obras com performance da artista Flaviane Damasceno. • 12h30 -13h - Pocket show do músico Maurício Galo • 15h30 - Carimbó: Flores da alegria • 17h - Cineclube Xuxu com xis com exibição de quatro produções baixadenses • 18h30 - Toques para Odudua
Evento de encerramento: 29 de janeiro, a partir das 15h.
• 15h: Espetáculo MARGINAL Y-GÜAÇU. • 16h às 17h30 Roda de conversa sobre os diálogos entre "Arte, Cidade e Tecnologias Sociais" que contará com a presença da professora Ana Paula Alves Ribeiro (FEBF-UERJ), Pâmela Ohnitram, cineasta e cineclubista e mediação da curadora e artista Catu Rizo • 17h30- Pocket-Show do rapper Mau du Carta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.