Os kits contém aparelho de aferição de pressão, glicosímetro, oxímetro e tiras reagentes para medição de glicoseDivulgação / PMN

Nilópolis - A Secretaria de Saúde de Nilópolis (Semusa) entregou nesta quarta-feira (11/01), kits de instrumentos de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que estão realizando o curso técnico de capacitação do programa Saúde com Agente, do Governo Federal. Os kits contém aparelho de aferição de pressão, glicosímetro, oxímetro e tiras reagentes para medição de glicose. A entrega foi feita pela secretária municipal de Saúde, Lenise Monteiro.
Cerca de 125 ACS 's da rede municipal de saúde estão realizando o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde oferecido pelo Ministério da Saúde e tendo a oportunidade de aprofundar os conhecimentos e experiências. A entrega ocorreu junto às preceptoras do curso, quatro enfermeiras também da rede municipal. São com elas que os agentes terão a parte prática da formação e usarão os instrumentos dados pela prefeitura.
Para a secretária Lenise, esse é um avanço importante para os agentes comunitários. “Estamos ampliando a visão deles, não só como o profissional que vai cadastrar ou que vai acompanhar, mas direcionando o olhar para o paciente com cuidado, um olhar mais sensível nas visitas às residências. Vai ajudar muito no fortalecimento da Estratégia Saúde da Família, aprimorando o trabalho deles que são fundamentais, e melhorando a qualidade de atendimento”, destacou ela.
Marialda Oliveira, agente comunitária de saúde há 16 anos, conta que está muito feliz com a oportunidade de se aprimorar na área. “É uma capacitação para nós e para um oferecimento de um trabalho bem melhor, vai nos proporcionar novas habilidades e vamos poder oferecer bem mais do que a gente já oferece, um cuidado ainda maior’’, disse ela que desde que soube da criação do curso ficou na expectativa da chegada dele ao município.
Cerca de 125 Agentes Comunitários estão realizando o curso técnico em Agente oferecido pelo Ministério da Saúde - Divulgação / PMN
Cerca de 125 Agentes Comunitários estão realizando o curso técnico em Agente oferecido pelo Ministério da SaúdeDivulgação / PMN

Segundo a enfermeira Flávia Muniz, cada preceptora tem aproximadamente 25 alunos por equipe. O curso é realizado na modalidade semipresencial, sendo a primeira parte teórica e online, que foi realizada de agosto a dezembro, e a segunda presencial. A previsão de conclusão dos agentes é em julho de 2023.
O Saúde com Agente é uma parceria do Ministério da Saúde com a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul para oferecimento de curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).