Lorena Raissa, de 17 anos, é rainha de bateria da Beija-Flor de Nilópolis. Ela faz a 3ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis BarbosaSandra Barros / Seeduc-RJ
A secretária de Educação, Roberta Barreto, destaca a importância de ter jovens com foco nos estudos e também ativos em uma das principais manifestações culturais do país. "Carnaval não é só folia. É rico de cultura. Movimenta o turismo, a economia, gera empregos, e traz inúmeros benefícios para a população carioca. Desejo muita sorte a todos os nossos talentos durante os desfiles na Sapucaí deste ano", declara a secretária.
Lorena Raissa, de 17 anos, é rainha de bateria da Beija-Flor de Nilópolis. Ela faz a 3ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis Barbosa, no Centro. Apesar da rotina agitada de ensaios, a mais jovem entre todas as rainhas do Grupo Especial do Rio sabe que o estudo é um pilar fundamental para o seu futuro. "Gosto muito de estudar e tenho a consciência de que preciso seguir esse caminho para alcançar meus objetivos", disse Lorena Raissa, que sonha em ser professora de samba, após concluir os estudos.
![Lorenzo Matheus segue os passos da irmã, Lorena Raissa, rainha de bateria da Beija-Flor, e toda a família, que tem a quadra da Beija-Flor como quintal de casa - Sandra Barros / Seeduc-RJ](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2024/02/11/3819755e_e3e4_431e_b291_4dd7d4636e43-31980922.jpeg)
Fabíola Estrella é professora de Artes da rede estadual há 11 anos. Ela se divide entre o amor pela licenciatura e o orgulho de ser ritmista de duas grandes escolas de samba do Rio: Império Serrano e Mocidade Independente de Padre Miguel. "Quando eu era pequena, acompanhava pela televisão o Carnaval do Rio de Janeiro, ali surgiu minha vontade de ser professora de Artes. Sempre tive o sonho de desfilar. Faço questão de trazer esta temática para as minhas aulas. Os desfiles das escolas de samba são muito ricos para a arte, já que envolve quatro linguagens integradas: artes visuais (carros, fantasias e adereços), dança (movimentos dos corpos), música (ritmo e canto) e teatro (encenação de carros e alas)", conta a professora.
![Fabíola Estrella é professora de Artes da rede estadual. Ela se divide entre o amor pela licenciatura e o orgulho de ser ritmista do Império Serrano e da Mocidade - Sandra Barros / Seeduc-RJ](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2024/02/11/e4c494f6_04e5_42cc_836c_71dd5dc2b678-31980936.jpeg)
Estreante na Sapucaí, Rodney Jorge, de 15 anos, que também estuda no C.E. Compositor Manacéia José de Andrade, vai cruzar a Passarela do Samba levando o nome de duas agremiações: Império Serrano e Portela, ambas de Madureira, Zona Norte do Rio. O jovem se define um apaixonado por Carnaval e afirma que é a melhor época do ano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.