A secretária de Fazenda de Niterói, Marília Ortiz, apresentou as transformações digitais do órgão aos empresários da cidade e divulgou os próximos passos do Programa Supera Mais Ágil.Divulgação PMN - Foto Douglas Macedo
Durante o evento, também foi apresentada a nova atendente virtual do website da Secretaria. A nova ferramenta de atendimento irá auxiliar o cidadão que busca pelos serviços da instituição. O chatbot foi desenvolvido em parceria com a CDL Niterói, que adquiriu o software e doou à SMF. As equipes de Inovação em Serviços e de Tecnologia da Informação da SMF fizeram a programação da ferramenta, integrando todas as informações da carta de serviços. O chatbot ficará disponível no website da Secretaria a partir de outubro.
“Estamos em um momento de retomada econômica e queremos ser uma secretaria que auxilia o cidadão e os empresários. Nesse sentido, a gente tem como foco a digitalização dos serviços e também queremos facilitar o acesso à informações importantes da secretaria, por isso hoje apresentamos a nossa nova ferramenta de atendimento, que ganhou o nome de Zefa. É um chatbot que passará por três fases de desenvolvimento: a primeira versão tem como foco a prestação de informação integrada com a carta de serviços da Fazenda; na segunda versão o chatbot passará a contar com o livechat, atendimento em tempo real; e na terceira versão será possível realizar o serviço pela própria ferramenta. Estamos dando um passo importante para deixar o órgão cada vez mais integrado às novas tecnologias”, explicou a secretária.
"Melhorar o atendimento ao cidadão é uma prioridade e o lançamento do portal de serviços em 2021 foi um grande passo no processo de transformação digital. O aprimoramento dos serviços é um processo contínuo e depende do trabalho em rede com todas as secretarias, coordenadorias e órgãos da Prefeitura. Essas melhorias envolvem não apenas novas tecnologias, mas também a mudança de processos e das pessoas. A prefeitura vem investindo em todas essas frentes, com muita tecnologia, simplificação de processos e capacitação de servidores para poder melhorar o serviço prestado ao cidadão", destacou Ortiz.
O secretário municipal de Administração e membro da CDL, Luiz Vieira, destacou a importância da apresentação dos novos recursos para o empresariado da cidade. “A digitalização dos serviços da Secretaria de Fazenda leva ao contribuinte tecnologia e formas de acesso que antes não tínhamos. Essa modernização também envolve a desburocratização de muitos serviços, facilitando não só a vida do empresário, mas também do cidadão”, disse.
Supera Mais Ágil - O prazo para adesão ao Programa Supera Mais Ágil encerrou na semana passada e mais de 780 empresas se cadastraram manifestando interesse em obter crédito a juros zero. De acordo com a secretária, o primeiro lote com a relação das empresas que poderão pleitear o empréstimo sairá na próxima semana.
O Supera Mais é um programa da Prefeitura de Niterói em parceria com a AgeRio, que concede crédito com 10 meses de carência e pagamento em 36 parcelas a micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$1 milhão. Os juros são integralmente custeados pela Prefeitura. O valor do empréstimo pode ser de até R$20 mil, até R$50 mil ou até R$80 mil, dependendo do porte da empresa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.