Niterói - Moradores de Niterói, turistas e muitos fiéis acompanharam, no último sábado (29), a tradicional celebração do dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, em Jurujuba, na zona sul de Niterói. Após a missa campal, aconteceu a tradicional procissão marítima pela Baía da Guanabara com percurso até a Fortaleza de Santa Cruz, que este ano contou com cerca de 80 embarcações, entre barcos, jet-skis e canoas havaianas. O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve no local participando da celebração. A festa continuou no domingo (30), com barraquinhas de comidas típicas, roda de samba e shows musicais.
“Viemos aqui para prestigiar esta festa que tem um significado muito grande para este bairro e para toda a cidade. São vários eventos em homenagem a São Pedro, e nós que temos uma vida ligada ao mar, temos também a lembrança de a vida inteira assistir essa procissão. É uma festa muito bonita”, disse o prefeito Axel Grael.
A procissão marítima, com o barco de São Pedro seguindo à frente, acontece há 103 anos. Pela primeira vez, um arcebispo acompanhou a Procissão Marítima de São Pedro de Jurujuba, o Bispo Auxiliar Dom Geraldo de Paula Souza.
Os festejos começaram na madrugada com a Alvorada ao Santo, conhecido por ter as chaves do céu. A festa de São Pedro é realizada pela Capela de São Pedro de Jurujuba, apoiada pela Colônia de Pescadores do bairro, com várias atividades como Missas, Procissões, shows e barracas com comidas típicas e apresentação de quadrilha.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.