Niterói: saneamento básico na cidade é o quinto melhor do país e o primeiro melhor do Estado do RioThiago Côrtes
A classificação leva em conta indicadores como a cobertura do abastecimento de água, perdas na distribuição e faturamento, cobertura da coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos domésticos e destinação adequada do lixo.
Em março deste ano, Niterói já havia sido eleita a melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro no ranking do Instituto Trata Brasil, além de ocupar o sexto lugar no ranking nacional que avalia o atendimento e tratamento de água e esgoto. Desde 2013, o município investe na ampliação de reservatórios de água na Região Oceânica e em Pendotiba, além da construção de novas adutoras e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), com destaque para as redes modernizadas no Sapê, Caramujo e Jurujuba.
Nos últimos anos, a gestão municipal também universalizou a coleta domiciliar de lixo e avançou na gestão do destino final dos resíduos. Além disso, o programa Enseada Limpa, voltado para a recuperação das enseadas da Baía de Guanabara, elevou a porcentagem de semanas balneáveis de 15% em 2013 para 68% em 2020, permitindo o retorno de esportes aquáticos na cidade.
O Ranking de Competitividade, elaborado pelo CLP desde 2011, tem como objetivo oferecer diagnósticos e direcionamentos para líderes públicos, promovendo uma competição saudável que complementa os esforços por justiça, equidade e desenvolvimento social, institucional e econômico. O estudo avalia a capacidade de planejamento, articulação e execução das administrações públicas na promoção do bem-estar social, atendimento das demandas da população e geração de um ambiente de negócios favorável. Ele identifica, dentro de cada pilar temático, os pontos fortes e fracos de cada estado e município.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.