Niterói: a cerimônia de abertura das comemorações ocorre no Anfiteatro Aloysio de Paula, do HuapDivulgação
Caminhada na Orla de Icaraí marca os 75 anos do Huap
Evento faz parte da programação de aniversário com várias atividades durante a semana
Niterói - O Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), completa, na próxima quinta-feira (15/01), 75 anos. Para comemorar, a instituição vai realizar, no domingo (18/01), a “Caminhada dos 75 anos do Huap”, com início às 7h, saindo da reitoria da UFF pela Orla de Icaraí. Os interessados em participar da caminhada podem comprar o kit no próprio dia, entre 7h e 7h30, na reitoria da UFF. Neste dia, além da caminhada, acontecem atividades de bem-estar e música. Um mural também está sendo montado com fotos dos trabalhadores do hospital.
A cerimônia de abertura das comemorações ocorre no dia 15/01, às 14h, no Anfiteatro Aloysio de Paula, do Huap, e contará com a presença de convidados, entre colaboradores, gestores da instituição e da UFF e autoridades locais. Na cerimônia, será lançado o vídeo institucional do hospital, além da programação “Bem Viver” do Huap, que foca no bem-estar dos colaboradores e promove atividades físicas e saúde mental, com ginásticas, alongamentos, danças, shiatsu e pilates. O evento também contará com homenagens. Às 20h, acontece a festa de 75 anos, no Clube Central.
O Huap-UFF é a maior e mais complexa unidade de saúde da Grande Niterói, considerado, na hierarquia do SUS, unidade de saúde de alta complexidade de atendimento. A instituição, que é gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2016, atende a população da Região Metropolitana II, que engloba, além de Niterói, as cidades de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Sua área de abrangência atinge uma população estimada em mais de dois milhões de habitantes e, pela proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, atende também parte da população desse município.
O hospital faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.