Niterói: Carnaval no Caminho Niemeyer fez sucesso no último sábadoLucas Benevides
O prefeito Rodrigo Neves celebrou o sucesso da noite e reforçou o compromisso da gestão com a valorização do carnaval e da cultura local. “Cada vez mais, o carnaval de Niterói vai crescer. A Prefeitura investe em cultura, em esporte, em educação. E o carnaval é cultura. Com profissionalismo, estamos movimentando a economia criativa, gerando emprego, renda e fortalecendo o turismo na cidade”, afirmou.
A iluminação cênica instalada pela Prefeitura de Niterói deu um brilho especial à noite. Além de realçar os carros alegóricos e fantasias, o sistema iluminou os monumentos projetados por Oscar Niemeyer ao longo do Caminho, criando um espetáculo visual inédito na cidade.
As escolas mostraram força, empolgação e muito samba no gogó. Algumas reeditaram sambas consagrados de outros carnavais, embalando o público que, mesmo debaixo d’água, não perdeu o ritmo. A nova configuração da passarela foi resultado de diálogo com a Associação das Escolas de Samba da cidade e, segundo os organizadores, garantiu uma evolução mais fluida e dinâmica para os desfiles.
“A mudança para o formato em linha reta foi sensacional. A decisão foi construída junto com as escolas, e o resultado está aí: um desfile mais bonito, valorizando ainda mais as agremiações e garantindo conforto ao público”, destacou o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento.
Neste sábado (7), foi a vez das escolas da Série Especial encantarem a avenida. Os desfiles foram gratuitos e começaram pontualmente às 20h. Os desfiles do Carnaval 2026 foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.
Carnaval sem assédio
“O Bloco 'Não é Não' começou em 2019. Já são oito anos de história; é uma tradição e, como a gente costuma dizer, é uma alegria. É economia criativa, mas também um momento de reafirmação dos direitos das mulheres e da nossa luta por igualdade. Niterói é uma cidade que investe muito em políticas públicas para as mulheres, e os resultados estão sendo comprovados pela redução dos índices de violência e de feminicídio a partir de políticas públicas democráticas”, destaca a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves. “Em momentos de festa, como jogos de futebol, Carnaval ou grandes eventos, infelizmente a violência muitas vezes se intensifica. Por isso, este também é um momento de reafirmar comportamentos de respeito, lembrando que só vale a alegria consentida. Estamos muito animadas para desfilar e curtir a folia aqui em Niterói, que tem o melhor Carnaval do Brasil.”
A estrutura montada no Caminho Niemeyer contou ainda com o Espaço Lilás, localizado próximo ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O local garantiu às foliãs acolhimento e orientação em caso de necessidade.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.