Elevado da Perimetral é fechado e ruas do Centro serão invertidas neste domingo
Interdição faz parte do avanço para a construção dos túneis da Via Expressa. Inversão de mão de seis vias começa às 8h
Por marcello.victor
Rio - Cinquenta e quatro anos após a sua abertura, o Elevado da Perimetral foi fechado definitivamente ao trânsito, por volta das 22h deste sábado. O trecho que ainda estava de pé, entre a Avenida General Justo e a Praça Mauá, ainda não tem previsão para vir abaixo.
A nova etapa de remoção de um dos principais entroncamentos rodoviários do Rio é para permitir o avanço nas obras dos túneis da Via Expressa, já em construção. A partir das 8h deste domingo, seis ruas do Centro do Rio - a maioria próxima a Lapa e a Cinelândia - terão o sentido invertido.
Publicidade
Devido ao pequeno fluxo de veículos, o trânsito fluiu sem problemas durante a madrugada, mesmo com o fechamento da Perimetral. Sinalizadores eletrônicos informavam aos motoristas sobre a interdição. Quem acessava a Avenida General Justo, no sentido Zona Portuária, era obrigado a seguir pela pista lateral e acessar o Mergulhão da Praça 15.
O acesso para quem tentava acessar o Aterro para a Zona Sul também tinha que ser feito pela Praça 15 ou pela Avenida Rio Branco. O trecho do Elevado entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro foi implodido em novembro do ano passado
Publicidade
Pouco depois do fechamento da Perimetral, funcionários da Concessionária Porto Novo, responsável pela construção da nova Via Expressa, começaram a chegar nas seis vias de inversão de trânsito. Durante a madrugada eles iniciaram os preparativos para o início da operação pela manhã.
Na Rua Teixeira de Freitas foram instaladas as chamadas bombas de sinalização e blocos de concreto. A via está operando com o trânsito em meia pista. Um semáforo foi retirado e outro mudado de lugar. A sinalização asfáltica foi apagada em alguns trechos.
Publicidade
O trânsito apresentou alguns momentos de retenção na Rua Teixeira de Freitas após a redução da pista. O fluxo, porém, foi normal na maior parte da madrugada.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a operação de trânsito deste domingo contará com a participação de 800 homens entre guardas municipais, controladores de trânsito da CET-Rio e operadores da Porto Novo, 40 viaturas e 56 motocicletas que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios necessários.
Publicidade
Também serão utilizados 44 painéis de mensagens variáveis móveis e 10 painéis fixos que passarão orientações aos motoristas, informando sobre os bloqueios e as rotas a serem utilizadas, além das condições do tráfego.
Veja as vias e os trechos que serão invetidos:
Publicidade
- Rua Uruguaiana terá a mão invertida, entre Rua Acre e Rua Buenos Aires; - Avenida República do Paraguai terá as duas pistas no sentido Lapa; - Rua Teixeira de Freitas, entre Avenida República do Paraguai e Avenida Augusto Severo, ficará no sentido Beira-Mar; - Rua do Passeio terá a mão invertida, entre as ruas Luiz de Vasconcelos e Teixeira de Freitas; - Rua Mestre Valentim terá a mão invertida, entre Rua Teixeira de Freitas e Rua Luiz de Vasconcelos; - Avenida Marechal Floriano trabalhará em regime de mão dupla em toda sua extensão.