Por paulo.gomes

Rio - Passageiros de um ônibus foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira por dois homens que tentavam assaltar o coletivo da linha 613 (Itaipu-Castelo). Os suspeitos, Jhon Anderson da Silva, de 24 anos, e Edson dos Santos Soares, de 20, entraram no veículo no bairro de São Francisco, em Niterói, na Região Metropolitana, e anunciaram o assalto logo após o coletivo ter passado pela Ilha de Mocanguê, sentido Rio. No entanto, policiais do 12ºBPM (Niterói) armaram um cerco na altura do Vão Central e conseguiram prender os bandidos.

De acordo com os policiais, quando o ônibus foi cercado, todos desceram do veículo e os suspeitos não reagiram. Um ainda tentou se passar por passageiro, mas foi denunciado pelas vítimas. Com eles, que são moradores do Complexo da Maré, foram recuperados R$ 1.777, nove relógios, 24 celulares, sete alianças, dois óculos, dois cordões, um iPad, uma carteira e um RioCard. Além disso, os PMs apreenderam um revólver calibre 38 utilizado no assalto.

Os suspeitos anunciaram o assalto ao ônibus da linha 613 (Itaipu-Castelo)%2C quando o coletivo passava pela Ponte Rio-Niterói%2C no sentido Rio de JaneiroFabio Gonçalves / Agência O Dia

"Eles estavam tranquilos. Anunciaram o assalto na Ponte e falaram que só queriam roubar, que não matariam e nem machucariam ninguém", afirmou o motorista, que tem 25 anos de profissão e não quis se identificar.

Na 17ªDP (São Cristóvão), onde o caso foi registrado, o analista de sistema Azenclever Sancler da Silva, de 35 anos, revelou ter ficado com medo de que o desfecho fosse trágico.

Com Jhon Anderson da Silva e Edson dos Santos Soares os policiais apreenderam dinheiro%2C arma%2C joias%2C celulares e um iPadDivulgação

"Fiquei nervoso, porque o cara que estava armado parecia que estava bem tranquilo. Mas o outro estava bem nervoso. Quando vi que a polícia chegou, fiquei com medo, pois não sabia qual seria a reação deles. Mas os policiais foram bem profissionais", diz.

A vítima lembra que foi assaltado há três meses e, que depois disso, passou a tomar outras providências quando anda de ônibus. "Eu já tinha sido assaltado, mas no sentido contrário da Ponte, há cerca de três meses. Depois disso, fiquei apreensivo observando as pessoas que subiam no ônibus. Já cheguei a descer fora do meu ônibus, apesar da passagem ser cara (R$11,50). E hoje eu não percebi", lamenta.

Vítimas de assalto em ônibus na Ponte Rio-Niterói prestaram depoimento em delegaciaFabio Gonçalves / Agência O Dia

Polícia vai investigar outros casos

Um motorista que foi assaltado na terça-feira, em Itaboraí, procurou a 17ª DP e disse ter reconhecido Edson como um dos bandidos que o roubou. Segundo a vítima, na ocasião, 26 pessoas procuraram a 71ª DP (Itaboraí). A Polícia Civil informou que vai investigar a participação da dupla presa ontem em outros crimes.

Nesta quinta-feira, outros passageiros que utilizam ‘frescões’ também relataram assaltos. Ubirajara Caetano, de 51 anos, é motorista rodoviário e viveu momentos de tensão na linha 2332 (Castelo - Campo Grande). “ Só escutei: ‘Uma mão no volante e outra na marcha ou vou estourar sua cabeça.’ Roubaram todos os passageiros e saíram com quatro mochilas cheias”, contou. Já Elisabeth Brito, 39, funcionária de cartório,escapou. “Tentei pegar um ônibus, mas o motorista não quis abrir. Meu colega de trabalho, que estava no ônibus, foi assaltado.”

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio informou que colabora com as autoridades através de sistema de comunicação de assalto on-line com a Secretaria de Segurança Pública.

Você pode gostar