Por felipe.martins

Rio - Um grande movimento de taxistas de estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste pode causar um nó no trânsito do Rio a partir do final da madrugada desta sexta-feira. Os organizadores prometem caravanas com veículos vindo do Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Somente da capital paulista é esperada a adesão de 200 motoristas. Os motoristas protestam contra o aplicativo Uber e o número (segundo o movimento) alto de táxis piratas nas grandes metrópoles.

Os carros vindos de outros estados chegariam ao Rio pela Avenida Brasil no horário da manhã. A via, que já está sobrecarregada com as obras para a TransBrasil, pode ficar completamente parada se o movimento obtiver sucesso. De vários pontos da cidade devem chegar os taxistas do Rio. O destino final do protesto é o Aterro do Flamengo, que pode ter o tráfego fechado ao trânsito pelos motoristas, A chegada ao Aterro se daria pelas vias do Centro, que também sofrem com as interdições provocadas pelas obras do VLT.  A Prefeitura divulgou no início da noite o esquema especial de trânsito para o protesto (veja abaixo). 

Taxistas podem parar o Rio nesta sexta-feiraDivulgação

"Não é justo eu pagar R$ 240 de imposto todo mês e esses caras do Uber ganharem dinheiro sem pagar nada à Prefeitura". É uma concorrência desleal e aburda", disse um taxista que preferiu não se identificar

O polêmico Uber é uma empresa americana, que, através de aplicativo homônimo, oferece serviço parecido ao de um táxi em centenas de cidades brasileiras e em dezenas de países. Os taxistas alegam que qualquer um pode ser motorista da Uber, sem se preocupar em legalizar o veículo para fins de transporte de passageiros. A presença dos aplicativos tem preocupado sindicatos e empresas do setor em todo o país.

A Uber afirma, no entanto, que todos os motoristas precisam comprovar que não têm antecedentes criminais, ter carteira de habilitação para fins profissionais e ainda passam por treinamento.

“Tenho certeza de que esta será a maior manifestação de taxistas que o Rio já viu. Só acho que não deveriam fechar o Aterro”, disse o vice-presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado Dionísio Lins (PP), que revelou que estava tudo acertado para que os taxistas utilizassem o Sambódromo para o protesto. “Não sei por que mudaram.”

Prefeitura divulga esquema de trânsito para a manifestação de taxistas

A Prefeitura do Rio,  por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, divulgou no começo da noite desta quinta-feira o esquema especial para a manifestação de taxistas. A partir das 3h da madrugada, a pista sentido Centro do Aterro do Flamengo será fechada para a concentração da categoria do Monumento de Estácio de Sá até o Monumento dos Pracinhas, a exemplo do que ocorre em dias de fechamento para áreas de lazer. O local permanecerá interditado até o término da manifestação.

A previsão é que os taxistas se reúnam nos pontos de encontro a partir das 5h30, de onde partirão por volta das 6h para o Monumento dos Pracinhas, no Aterro. Agentes da Guarda Municipal e operadores da CET-Rio vão conduzir os comboios a fim de organizar o trânsito.

Veja abaixo os deslocamentos programados:

1. Realengo (Av. Brasil - Posto Vagão): seguirão pela Av. Brasil e passarão pelo Sambódromo antes de irem para o Aterro;

2. Ilha do Governador (Praia de São Bento): seguirão pela Linha Vermelha;

3. Adhemar Bibiano (LBV - Del Castilho): seguirão pela Av. Dom Hélder Câmara;

4. Gávea (PUC): seguirão pela orla;

5. Barra da Tijuca (Riviera): seguirão pela orla;

6. Sambódromo: seguirão pela Av. Presidente Vargas;

7. Clube do Boqueirão (Glória): darão a volta no Aterro.

Na guerra contra taxistas, Uber vai distribuir picolés em mais de 250 cidades em todo o mundo

Enquanto taxistas no Brasil e na Europa protestam contra o aplicativo, o Uber decidiu responder à guerra com mais uma edição da distribuição gratuita de sorvetes que costuma promover periodicamente. O Uber Ice Cream está programado para 252 cidades de mais de 50 países em todo o mundo. No Brasil, o evento ocorre pela primeira vez. O site oficial da companhia confirma apenas as cidades de São Paulo, Brasília, e Belo Horizonte como participantes. A distribuição para clientes que solicitarem o pedido será entre 11h e 17h.

Táxis do DF em guerra com aplicativos

Não é só no Rio de Janeiro que o uso de aplicativos tem gerado confusão e prejudicado taxistas tradicionais. No início do mês, taxistas do Aeroporto de Brasília atacaram um funcionário de uma agência de turismo, ao confundi-lo com um motorista do aplicativo Uber. Ele fora ao terminal buscar o cantor Sérgio Reis para um show na cidade.

As imagens do circuito interno do aeroporto mostram quatro taxistas abordando um homem vestido de terno no setor de desembarque e com mochila nas costas. Os taxistas gritam “Some daqui! Vai embora” e “Pega teu carro e some”.

No final de junho, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou um projeto de lei que proíbe que motoristas sem licença de taxista ofereçam transporte pago em apps como o Uber. O texto ainda vai à sanção do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

(Com informações de Karina Maia e Marcio Allemand)



Você pode gostar