Por clarissa.sardenberg
Rio - A atriz Marília Pêra morreu na manhã deste sábado aos 72 anos, em sua casa, na Zona Sul do Rio. A causa da morte ainda não foi divulgada. A informação é da "GloboNews". Em novembro deste ano, foi noticiado que Marília estava com câncer em estágio avançado no pulmão. No último ano, ela passou por tratamento de um desgaste ósseo na região lombar e chegou a ficar afastada da TV por cerca de um ano.
O velório da atriz será neste sábado no Teatro Leblon, na sala que leva seu nome, a partir das 13h. Marília deixou os filhos Ricardo Graça Mello, Esperança Motta e Nina Morena e o marido Bruno Faria.
Publicidade
Marília Pêra em seu último trabalho%2C a minissérie 'Pé na Cova'Divulgação

O último trabalho da atriz foi no seriado global "Pé na Cova", ao lado do amigo de longa data Miguel Falabella. No dia 12 de novembro, o ator chegou a fazer um apelo em uma rede social acompanhado por uma foto ao lado de Marília. "Não desista de nós", dizia a legenda. 

Marília Soares Pêra nasceu em 22 de janeiro de 1943, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. Considerada uma artista completa, ela era bailarina, cantora, atriz, diretora, produtora e coreógrafa. Ao longo da carreira, participou de mais de 50 peças e cerca de 40 novelas, além de ter atuado em quase 30 produções para o cinema.

Filha de um casal de atores, Manuel Pêra e Dinorah Marzullo, ela estreou no teatro ainda bebê, com 19 dias de vida e começou a atuar aos 4 anos, ao lado dos pai em "Medeia". Dos 14 aos 21 anos, seguiu carreira no balé, viajando pelo Brasil e Portugal.
Na novela 'Supermanoela'%2C de 1974Divulgação

A atriz foi casada com o ator Paulo Cesar da Graça Mello (1940-1969), com quem teve o primeiro filho, Ricardo Cesar da Graça Mello. Logo após a separação, em 1965, Marília foi contratada pelo diretor Abdon Torres e passou a integrar o elenco principal da Globo. Na época, ela protagonizou as novela "Rosinha do Sobrado" e em seguida, "Padre Tião" e "A moreninha".

Além da Globo, Marília Pêra passou pela TV Tupi, TV Bandeirantes e Manchete. Entre seus principais trabalhos estão: "Beto Rockefeller", na Tupi, "O Campeão", na Bandeirantes, "Mandacaru", na Manchete, e "O Cafona" (1971), "Uma Rosa com Amor" (1972), "Primo Basílio" (1988), "Rainha da Sucata" (1990), "Meu Bem Querer" (1998), "Os Maias" (2001), “Cobras & Lagartos” (2006), “Duas Caras” (2007) e “Ti Ti Ti” (2010), entre outros na Globo.

Marília foi velada no Teatro Leblon e o sepultamento aconteceu no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Amigos e parentes a homenagearam com aplausos e coroa de flores. Entre eles estava o ator Miguel Falabella, que contracenou com Marília no seriado global "Pé na Cova", último trabalho da artista. "Eu vi as maiores do mundo e ela está no top 5, era imbatível. Eu ia para a Globo aprender a representar com ela e não apenas contracenava. Ela nunca falava da doença dela comigo e eu continuava fazendo planos para ela, fingia que ela não estava doente", elogiou o diretor. Já a atriz Nicette Bruno destacou o talento artístico de Marília e disse que o "Brasil está triste" com a perda da artista.


Publicidade