O Prefeito Rogério Lisboa se reuniu neste domingo com o governador em exercício, Thiago PampolhaDivulgação

Devido às chuvas intensas que atingiram Nova Iguaçu entre a tarde de sábado e a madrugada deste domingo, a Prefeitura montou gabinete de gerenciamento de crise, com a participação de várias secretarias e órgãos públicos, para analisar os impactos provocados pela chuva até que a cidade volte à normalidade. Também nesta manhã, o prefeito Rogerio Lisboa se reuniu, em seu gabinete, com o vice-governador Thiago Pampolha Gonçalves e demais autoridades para apresentar a situação do município e traçar estratégias para minimizar as consequências das chuvas.
O município segue em alerta máximo. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), foram 235mm de chuva em 14 horas, entre 18h30m e 8h30m, o maior volume já registrado na cidade neste período de tempo desde o início das medições dos índices pluviométricos, em 2008.
A quantidade de chuva nessas 14 horas representou 77% da média histórica do mês de janeiro, de 305,8mm. Em 24 horas, entre 8h45m de sábado e 8h45m de domingo, foram 237mm. O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm de chuva em apenas uma hora. Uma mulher está desaparecida após a queda de um veículo no Rio Botas, no trecho entre Nova Iguaçu e Belford Roxo. Equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas na cidade vizinha.
Equipes da Defesa Civil estão nas ruas para atender as 41 ocorrências registradas, até o momento, sendo 34 delas alagamentos e inundações em diversos bairros. Há também registros de desabamento de imóvel, deslizamento de barreira, e ameaças de queda de poste, desabamento de imóvel e deslizamento de barreira. Ainda não há registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Diversas secretarias disponibilizaram equipes para fazer o trabalho na rua. Estão sendo usados equipamentos para a limpeza e desobstrução de bueiros, valões e rios, assim como a remoção de entulhos. Os semáforos da Via Light foram religados e está sendo feita a manutenção de sinalização de trânsito em toda a cidade.

Diversos bairros da cidade foram impactados pela chuva, sendo os das regiões do Centro, Posse e Comendador Soares os mais afetados. Com a tempestade, houve o transbordamento do Rio Botas em diferentes trechos, entre eles Estrada da Palhada, Rua Bernardino de Melo, Comendador Soares e no Moquetá.

Todos os 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários da Defesa Civil estão mobilizados para, se necessário, abrigar quem precisar de um local seguro. Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199/ 2667-5751 / 981609740.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social tem esses pontos de abrigo e atendimento disponibilizados para a população. Eles também estão recebendo doações, como colchões, material de limpeza e alimentos não perecíveis:
Califórnia
Casa da Juventude Iguaçuana
Endereço: Rua Liberdade, 56, Califórnia
Moquetá
Colégio Estadual Milton Campos
Endereço: Rua Tupinamba, 271, Moquetá
Nova Era
Colégio Estadual Santo Antônio De Pádua
Endereço: Rua José Luís, 223, Mangueira
Miguel Couto
Cras Bom Retiro
Endereço: Estrada Luís de Lemos, 2556, Nova América
Comendador Soares
Cras Estação Morro Agudo
Endereço: Rua Formosa, 256, Comendador Soares
Valverde
Cras Fazenda Cabuçu (Valverde)
Endereço: Rua Abílio Augusto Távora, s/nº, Praça do Valverde
Centro
Cras Maxambomba
Endereço: Avenida Governador Portela, s/nº, Praça Santos Dumont, Centro
Cerâmica
Cras Monte Verde
Endereço: Rua Pedro Cunha, 48, Ponto Chic
Bairro da Luz
Espaço Municipal da Terceira Idade
Endereço: Av. Luís de Matos, 736, Bairro da Luz
Posse
Instituto Chrisan
Endereço: Rua Frei Frederico Vier, 175,Alto da Posse
K11
Ministério da Terra Prometida
Endereço: Rua Barão de Tinguá, 88, Centro
Caioaba
Ministério da Terra Prometida
Rua Eduardo Fernandes 130, Caioaba