Luciana Cordeiro Felipetto é mestre em Ciências da EducaçãoDivulgação
O aprendizado através de jogos de tabuleiro, contação de histórias, brincadeiras de roda e as genuínas, são essenciais para o desenvolvimento psicomotor, da linguagem e das habilidades socioemocionais. Através dessas atividades é possível avaliar as crianças e se estão com prontidão de habilidades esperadas para a faixa etária e escolaridade.
Brincar é uma poderosa forma de atingir o desenvolvimento biopsicossocial de uma criança.
Partindo dos preceitos da Neurociência e de tudo o que estamos vendo como necessário a aprendizagem, conclui-se que a ludicidade é a ponte entre o ser, saber e aprender.
O lúdico traz encantamento, curiosidade, engajamento, motivação, enfim inunda nosso cérebro de neurotransmissores tão importantes para a aquisição de novas aprendizagens e conceitos. Novas conexões neurais são formadas a partir deste brincar supervisionado e voltado para a experimentação e vivências corporais.
Não é de agora que estudiosos e teóricos como Vygotsky, Piaget, Friedrich, Froebel, Montessori, abordam esta temática em suas obras e publicações e trazem à tona esta importante discussão sobre a colaboração da ludicidade no aprendizado da infância.
A própria Base Nacional Comum Curricular ou BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018) e que quando brinca diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018).
A Neurociência também atesta esta importância e vem desenvolvendo pesquisas, demonstrando a preocupação em trazer a ludicidade de volta às práticas pedagógicas, principalmente para ser fator de engajamento nesta geração digital, que não explora mais o corpo e toda sua capacidade sensorial, pois estão presos às telas. A tecnologia pode ser excelente aliada ao processo de aprendizagem, desde que tenhamos parcimônia em sua utilização. Ela não pode substituir por completo as atividades presenciais.
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