Tradicional festa voltará a ser realizada após dois anosDivulgação

Nesta semana, o prefeito de Paty do Alferes, Juninho Bernardes, anunciou "a maior Festa do Tomate de todos os tempos". Após dois anos suspensa por causa da pandemia de covid-19, a edição de 2022 será realizada nos finais de semana dos dias 10 e 19 de junho, com shows e diversas outras atrações, como o Concurso Rainha da Festa, o Concurso de Qualidade do Tomate e Produtos Agrícolas, o Concurso Culinário de Tomate, Torneio Leiteiro, Parque de Exposições, Fazendinha e Galpão da Cachaça. 
"A Festa do Tomate é o maior evento de Paty. Além de ser relevante para o comércio e todo o turismo de nosso município é um momento de lazer do patiense. Com dois finais de semana de evento, vamos proporcionar ao nosso povo diversão e ao mesmo tempo movimentar a economia de nossa Paty, marcando o recomeço para nossa cidade”, comentou o prefeito. A previsão é que os ingressos estejam à venda nos próximos dias, por meio do site guicheweb.com. O primeiro lote será exclusivo para moradores de Paty que estejam com o IPTU em dia, limitado a 3 ingressos por residência. Segundo a prefeitura, em breve os artistas que farão shows na festa serão revelados na página oficial nas redes sociais (@festadotomateoficial). 

Conforme informou o jornal O Dia, a Festa do Tomate foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro por lei de autoria do deputado estadual Eurico Júnior, sancionada pelo governador Claudio Castro em 28 de abril. A Lei Nº 9.262 também autoriza a celebração de convênios do poder público com entidades vinculadas à cultura, ao turismo, ao lazer e à economia criativa, promovendo o desenvolvimento econômico.