Entrega aconteceu no dia da PadroeiraDivulgação
Já concluída, a primeira etapa da obra foi uma conquista do prefeito Juninho, por meio de emendas federais, e envolveu restauração da cobertura e a estabilização com a primeira parte do reforço estrutural da Igreja, que há anos sofria com tais problemas, comprometendo a estrutura e com o risco real de ruir a qualquer momento. O investimento desta 1ª etapa foi de R$ 1.018.466,19. A obra foi iniciada em 2019 e terminou neste ano. Segundo a prefeitura, o objetivo dessa etapa era manter o patrimônio histórico-cultural estabilizado e livre de infiltrações. O Iphan aprovou e, na quarta-feira (07), a conclusão da etapa de restauro estrutural no valor de R$649.028,40.
“Nosso município tem história para ser contada e preservada. Quem acompanha de perto esta luta sabe quanto esforço estamos fazendo para recuperar os equipamentos histórico-culturais de nossa cidade. Conseguimos, por meio do Paty Previ, entregar a restauração do antigo Casarão da Câmara Municipal, estamos fazendo por etapas a restauração da nossa Aldeia de Arcozelo, fizemos a primeira etapa que envolveu a parte estrutural da Igreja Matriz, e, hoje, estamos entregando este projeto para conseguirmos o restauro da parte interna. Quero agradecer ao padre Welder, a nossa equipe da Prefeitura envolvida, aos nossos vereadores, e dizer que vamos continuar trabalhando muito para melhorar a vida de nossa população", disse o prefeito Juninho.
"Toda longa caminhada se faz com pequenos e grandes passos rumo ao objetivo de chegada. Hoje recebemos o Projeto Executivo de Restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Paty. O fato reacende em nós a esperança de vermos este nosso belo templo de volta aos fiéis e ao povo patiense. O projeto é um grande passo alcançado com destemor por parte do governo municipal, que não mede esforços para trazer de volta este importante patrimônio histórico, cultural e religioso de nossa cidade e da região. Agradecemos, neste dia, a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, por nos conceder a bênção de receber este projeto", ressaltou o padre Welder.
Único bem tombado em Paty do Alferes, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada em 31 de maio de 1844 e ocupa uma área de 925,00 m². Em estilo colonial, a Matriz foi construída com estruturas em madeira, paredes frontais de pau-a-pique e decorada com importantes peças para compor o acervo mobiliário e de imagens, tais como a de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Rosário, ambas do século XIX, que ainda hoje adornam os altares da igreja.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.