Iguá superou estiagem que historicamente desabastecia a regiãoDivulgação

Após completar um ano de operação em Paty do Alferes e Miguel Pereira, a Iguá comemora os resultados do Plano de Resposta à Estiagem, desenhado desde o início de sua atividade para reduzir os efeitos do período de escassez hídrica que afeta historicamente afetava a região entre julho e novembro. Os esforços duraram seis meses e envolveram investimentos de cerca de R$ 6 milhões em diversas ações. Somente no sistema Paty do Alferes, a disponibilidade de água superou em 50% a demanda local. A Iguá já deu início ao planejamento para o período de estiagem deste ano, repetindo as medidas que tiveram êxito em 2022.
As ações da Iguá para estabilizar o fornecimento de água para a população vão além do Plano de Estiagem e começaram logo no início da operação plena da empresa na região. Uma base operacional da empresa foi posicionada entre Paty do Alferes e Miguel Pereira para atender com maior agilidade as demandas da população. As estações de tratamento de água e captações receberam novos geradores, diminuindo as interrupções de abastecimento por falta de energia, e a gestão de qualidade está mais eficiente, em função do uso de bombas dosadoras que conferem ainda mais precisão ao tratamento da água, além do acompanhamento diário por meio de análises da qualidade da água, realizada no recém reformado laboratório da concessionária.
A Iguá ainda investiu em ações de longo prazo para o combate à estiagem, como a procura ativa por vazamentos não visíveis e ações de regularização de ligações e de combate a fraudes, que diminuiu a quantidade de água desviada. Em parceria com a prefeitura de Paty do Alferes, a empresa também realizou a interligação dos poços artesianos na localidade de Arcozelo que, após a emissão de outorga, contribuirá ainda mais para a segurança na disponibilidade de água na região.
Para além do combate à estiagem, a empresa vai pôr em prática os compromissos firmados no contrato de concessão, tais como a ampliação dos serviços nos dois municípios. O contrato prevê a realização de obras de aperfeiçoamento nas estruturas existentes de água e de ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. “Vamos realizar um extenso trabalho para que a população de Miguel Pereira e Paty do Alferes continue a ter acesso a um serviço de qualidade. Neste primeiro ano de operação, já estabelecemos um padrão de atendimento e o nosso foco é a melhoria contínua dos serviços e entregas”, explica Felipe Silveira, gerente operacional da Iguá nos dois munícipios.