É a última oportunidade do ano para aplicar a vacina contra febre aftosaDivulgação
Prefeitura de Paty inicia vacinação contra febre aftosa e raiva
Campanha de vacinação termina em 30 de abril
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Paty do Alferes iniciou a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A vacina contra a raiva continuará sendo aplicada normalmente uma vez por ano, podendo dar um reforço em seis meses.
Para proteger o rebanho contra raiva, é essencial seguir o calendário de vacinação recomendado pelas autoridades sanitárias.A vacinação contra a Febre aftosa acontece de 1º a 30 de abril, sendo obrigatória a vacinação de todos os bovinos e bubalinos. O combate contra a febre aftosa está sendo realizado pela última vez no estado do Rio de Janeiro nesse período.
A partir de 1º de maio estará proibida a venda de vacina contra febre aftosa em todo território do Estado, tornando assim o Rio de Janeiro reconhecido como área livre de aftosa sem vacinação, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA). Já a vacinação contra a raiva é recomendada anualmente, especialmente em áreas onde há maior incidência da doença.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que afeta bovinos, ovinos, caprinos e suínos. Ela causa febre, vesículas na boca e nos cascos, e pode levar à perda de peso e produtividade dos animais. Já a raiva é uma doença viral tendo o seu principal vetor o morcego hematófago (Desmodusrotundus), no entanto, qualquer mamífero infectado torna-se um potencial transmissor, tanto para animais quanto seres humanos. É uma doença fatal e de grande preocupação para a saúde pública.
O secretário de Agricultura, José Renato Rosa de Oliveira, ressaltou a importância dos pecuaristas vacinarem seu rebanho: “A vacinação contra a febre aftosa e raiva é fundamental para garantir a saúde e a segurança do rebanho. Essas doenças representam uma séria ameaça para a pecuária e podem causar grandes prejuízos econômicos caso não sejam controladas adequadamente”, destacou José Renato.
Após a compra da vacina o produtor deverá se dirigir ao Posto Municipal de Defesa Agropecuária de Paty do Alferes para entregar a declaração da vacina juntamente com a nota fiscal das 08hs às 16hs, na Rua Mário Kroeff, n°80 – Arcozelo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.