Petrópolis - A Prefeitura promove em todo o município, no próximo sábado (28), o Dia D contra a Dengue. Esta será a primeira grande mobilização de 2026 para combater os focos do mosquito Aedes aegypti. Ao todo, 98 agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizarão visitas domiciliares, das 9h às 13h, nos territórios com maior incidência da doença.
“O enfrentamento à dengue exige união e responsabilidade coletiva. O Dia D é um chamado para que a população participe ativamente, abrindo suas casas, eliminando focos e adotando cuidados simples que fazem toda a diferença na proteção da saúde de todos”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Além das visitas domiciliares, haverá ações de panfletagem e orientação em estabelecimentos comerciais, parques e nos terminais rodoviários do Centro, Bingen e Itamarati. Nove unidades de saúde estarão oferecendo a vacina contra a dengue, destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Também serão realizadas ações educativas em escolas e um carro de som vai percorrer a região central e os distritos, reforçando as orientações à população.
“A prevenção é a principal arma contra a dengue. Estamos intensificando as ações neste Dia D para conscientizar, orientar e ampliar o acesso à vacina, especialmente para o público-alvo. A participação da população é fundamental para reduzir os casos e evitar complicações”, reforçou o secretário de Saúde, Dr. Aloísio Barbosa.
Confira as unidades de saúde que vão oferecer a vacina contra a dengue:
Centro de Saúde Coletiva UBS Retiro UBS Itamarati ESF Carangola ESF Vale do Carangola UBS Itaipava ESF Posse ESF Brejal ESF Secretário ESF Comunidade Oswaldo Cruz
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.