Prefeitura de Quatis divulga método ideal para descarte de Resíduos Sólidos de Saúde
Esses resíduos, que podem conter materiais humanos, animais ou medicamentos, necessitam de um descarte adequado em locais apropriados, uma medida essencial para proteger o meio ambiente.
Coleta de Resíduos Sólidos de Saúde - Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Quatis
Coleta de Resíduos Sólidos de SaúdeFoto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Quatis
Quatis - A Prefeitura Municipal de Quatis divulgou, nesta sexta-feira (17), como os moradores podem fazer a coleta de resíduos sólidos de saúde. De acordo com o governo municipal, a gestão de Resíduos Sólidos de Saúde (RSS) é direcionada a estabelecimentos que geram materiais contaminados, como aqueles presentes em clínicas, farmácias e veterinárias.
Esses resíduos, que podem conter materiais humanos, animais ou medicamentos, necessitam de um descarte adequado em locais apropriados, uma medida essencial para proteger o meio ambiente.
Para que a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA) mantenha o controle dos pontos de coleta, é fundamental que os profissionais responsáveis por esse tipo de descarte, conhecidos como geradores de Resíduos Sólidos de Saúde, realizem um cadastro.
O registro deve ser efetuado diretamente na sede da SMSA, localizada no prédio da Prefeitura de Quatis, sendo obrigatório apresentar documentos como o cartão do CNPJ, o alvará de localização e funcionamento, a certidão negativa de débitos municipal e um documento de identificação com foto do proprietário.
Além disso, os moradores que precisam descartar resíduos sólidos de saúde podem encaminhar os materiais para a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências. Nessas unidades, são aceitos itens como agulhas usadas em testes de glicose, insulina e procedimentos veterinários, medicamentos vencidos e navalhas utilizadas.
Para obter mais informações sobre o processo de descarte ou sobre o cadastro, é possível entrar em contato com a Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente pelo número 0800 202 1033.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.