Alunos ganham destaque e vão disputar Torneio Nacional de RobóticaFoto: Divulgação/ PMR
Os alunos da equipe Little Fish Lego surpreenderam com a criação de uma horta hidropônica, que utiliza apenas água no cultivo de vegetais. Inspirado em um produtor local, o projeto foi adaptado ao ambiente escolar, unindo sustentabilidade e inovação tecnológica. A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco na erradicação da fome, e reflete o compromisso das escolas em integrar ciência e responsabilidade social.
Para fomentar o ensino de robótica nas escolas, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação, investiu na aquisição de novos kits de robótica, que beneficiarão seis escolas municipais: Professor Carlinhos, Noel de Carvalho, Maria Dulce Freire Chaves, Maria de Assis Barbosa, Geraldo da Cunha Rodrigues e Esther Politi. Os equipamentos reforçam a estrutura já existente, que inclui laboratórios em parceria com a ArcelorMittal e oficinas em colaboração com o SESI.
O histórico de conquistas da equipe da Escola Maria Dulce Freire Chaves é inspirador. Em 2023, o time foi campeão regional e alcançou o terceiro lugar no torneio nacional em Brasília. Este ano, além de trabalharem em projetos de impacto social, os alunos enfrentam o desafio de programar robôs para executar missões em um cenário que simula uma cidade sustentável. As atividades envolvem conceitos teóricos e práticos, auxiliados por professores capacitados e material técnico de ponta.
“Estamos investindo não apenas em tecnologia, mas em oportunidades que inspiram nossos jovens a sonhar e realizar grandes feitos. Essas iniciativas fortalecem a educação de Resende e preparam nossos alunos para os desafios do futuro”, destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.