Serviço Especializado de Abordagem Social de Resende realizou mais de 80 atendimentos por mês em 2024
Atualmente, 77 pessoas estão cadastradas no Centro Pop, sendo que 16 utilizam regularmente os serviços, com 13 homens e 3 mulheres.
Resende - A Prefeitura de Resende divulgou, esta semana, um balanço dos atendimentos à população em situação de rua na cidade. Atualmente, 77 pessoas estão cadastradas no Centro Pop, sendo que 16 utilizam regularmente os serviços, com 13 homens e 3 mulheres.
Em 2024, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizou 983 atendimentos a migrantes vindos de outros estados e municípios, resultando em uma média de 82 atendimentos por mês. Além disso, foram assistidos 37 imigrantes, sendo 13 venezuelanos, 15 argentinos e 9 uruguaios.
O serviço municipal de acolhimento registrou 258 usuários neste ano, com uma média mensal de 21 atendimentos. No ano anterior, 265 pessoas foram atendidas, correspondendo a uma média de 22 atendimentos por mês. Vale destacar que alguns usuários podem ser contabilizados mais de uma vez ao longo dos meses.
"Nosso compromisso é garantir que ninguém fique desamparado. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos trabalha para oferecer dignidade, segurança e esperança a quem mais precisa", afirma Jacqueline Primo, secretária da pasta.
A Prefeitura mantém diversos pontos de atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo:
Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Av. Riachuelo, nº 115, Liberdade): Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h, para pacientes encaminhados por serviços de psicologia, psiquiatria e assistência social.
Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) (Av. Riachuelo, nº 31, Liberdade): Atendimento a adultos com dependência de álcool e drogas, de segunda a sexta, das 8h às 18h, com horário estendido às terças-feiras, das 13h às 20h.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Aberta (Rua Santo Antônio, nº 769, Vila Julieta): Atendimento a adultos com transtornos mentais graves, de segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto terça, das 8h às 13h).
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) (Rua Altamiro O'Reilly, nº 120, Vila Julieta): Suporte a crianças e adolescentes com transtornos mentais ou dependência de substâncias, de segunda a sexta, das 8h às 18h (terças-feiras, das 13h às 18h).
Consultório de Rua (Rua Alfredo Botelho, nº 468, Vila Julieta): Atendimento a pessoas em situação de rua que fazem uso de álcool e drogas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com funcionamento até as 22h em dois dias da semana.
Serviço Hospitalar de Referência em Saúde Mental (Praça Clemente Ferreira, nº 39, Lavapés): Atendimento 24h para internação de curta duração em casos de crise psiquiátrica ou uso abusivo de substâncias.
Emergência Psiquiátrica do Hospital Municipal de Emergência (Av. Marcílio Dias, nº 800, Jardim Jalisco): Atendimento psiquiátrico 24h.
Residência Terapêutica (Av. Feliciano Sodré, nº 741, Vila Julieta): Acolhimento 24h para pacientes sem condições de longa permanência em hospitais psiquiátricos e sem vínculos familiares.
Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) (Rua Eduardo Cotrim, nº 36, Centro): Atendimento individual e coletivo, oficinas, ações de socialização e apoio para higiene, alimentação e documentação, funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.
Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) (Rua Natanael Galvão Batista, nº 40, Jardim Tropical): Trabalho social contínuo de abordagem e busca ativa para casos de risco e vulnerabilidade, incluindo exploração infantil, situação de rua e abuso de substâncias. Funcionamento das 8h às 17h, com abordagens noturnas, inclusive em feriados e finais de semana.
Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua (Rua Pedro Braile Neto, nº 137, Centro): Serviço 24h para indivíduos e famílias com vínculos fragilizados, garantindo proteção integral.
CVV (Centro de Valorização da Vida): Atendimento gratuito 24h pelo telefone *188*.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.