Ação contou com a participação de 70 voluntário numa ação que durou 45 minutosFoto: Divulgação
A equipe engajada na ação era composta por 70 pessoas, entre voluntários da ONG Mar Sem Lixo e funcionários da empresa Vertical Engenharia. O presidente da ONG, Roberto Ramos, destacou a situação preocupante das praias de Rio das Ostras. Ele ressaltou a insuficiência da logística da empresa de limpeza pública, que passa apenas uma vez ao dia, resultando no acúmulo significativo de lixo na praia, especialmente durante a alta temporada.
Ramos apontou a falta de lixeiras em alguns quiosques e mesas na faixa de areia como um problema adicional. "Apenas 1 quiosque tinha lixeira, o que deveria ser obrigatório, já que colocou mesa na areia da praia tem que ter lixeira", enfatizou.
Além disso, ele destacou a importância da conscientização, especialmente durante a Década dos Oceanos. O presidente alertou sobre os impactos significativos do plástico nos oceanos, evidenciando estudos que comprovam a presença de partículas desse material até mesmo na placenta de mulheres grávidas.
Os resultados impressionantes da ação foram apresentados, mostrando a dimensão do problema na praia do Centro. O Núcleo Mar Sem Lixo enfatiza a necessidade urgente de ações mais eficazes na gestão de resíduos e na conscientização da população para garantir a preservação dos ambientes costeiros.




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.