Por cadu.bruno
Rio - Morta com um tiro de fuzil, há uma semana, durante operação dos PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Alemão, a cadela Bahiense, não para de receber homenagens. A mais recente é um desenho feito pelo soldado Aguiar, lotado na UPP. A figura ganhou moldura e foi colocada na sede da UPP, na localidade da Pedra do Sapo.
Figura ganhou moldura e foi colocada na sede da UPPDivulgação

A história da cabo Bahiense, como era carinhosamente chamada, foi revelada com exclusividade pelo DIA, na última terça-feira. Adotada pelos policiais, ela sempre os acompanhava nas operações e ia na frente deles. E foi numa delas que um bandido, armado com um fuzil, atirou na cadelinha. 

Desenho foi feito pelo soldado Aguiar, lotado na UPPWhatsApp O DIA (98762-8248)

A brava vira-lata avistou os criminosos antes dos PMs, correu na direção deles e mordeu o cano do fuzil, foi quando o bandido atirou. O ato de bravura dela ajudou a salvar a vida dos policiais alertados por Bahiense que ali havia criminosos. A ação aconteceu naquela estrada que dezenas de bandidos usaram para escapar da polícia durante a tomada do Alemão, em 2010. A rota de fuga usada por eles liga a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, ao Alemão.

E as homenagens não param por aí. Bahiense foi enterrada em uma cerimônia compatível com honras militares, ganhou um túmulo com cruz de madeira onde, em breve, terá uma lápide com o nome da cabo e terá sua história contada na próxima novela das 21h, da TV Globo, A Força do Querer, de Glória Perez. A novelista teve a ideia de homenagear a brava vira-lata quando leu sua história no DIA.