Unidade vai ficar estacionada na Vinte e Dois de Maio até sábadoArmando Paiva / Secretaria de Estado de Saúde

Rio – Moradores de Itaboraí, na Região Metropolitana, poderão realizar mamografias e ultrassonografias com o 'Mamógrafo Móvel', uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que ficará estacionado na Avenida Vinte e Dois de Maio, 5.483, de segunda-feira (12) a sábado (17). Os exames serão realizados das 8h às 17h e deverão ser agendados através da Secretaria de Saúde do município, de acordo com a ordem da fila de regulação.

Serão oferecidas 60 mamografias diárias ao longo do período. Além disso, na segunda, terça (13), quarta (14), quinta (15) e sábado, também serão realizadas 80 ultrassonografias diárias, divididas em três modalidades: pélvica, transvaginal e de mama. Os exames duram aproximadamente 20 minutos.

No dia que estiverem agendadas, as pessoas interessadas deverão levar um documento oficial de identidade e, caso tenham, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para os exames de ultra e mamografia, também será necessário apresentar o pedido médico, independentemente da idade. Já para a realização da ultrassonografia da mama, pessoas acima dos 40 anos precisarão apresentar os exames informados pela pasta de Saúde de Itaboraí.

Os resultados das ultras serão disponibilizados imediatamente após os exames. Já os laudos das mamografias serão entregues pela equipe da Secretaria de Saúde do município, na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, 732, no bairro de Nancilândia.

O diagnóstico é o primeiro passo para a cura. Mas, no ano passado, o país registrou a menor taxa de cobertura mamográfica na faixa das pessoas entre 20 e 69 anos. Em 2019, um ano antes da pandemia, o percentual ficou em 23%, longe da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que até 70% da população feminina faça o exame anualmente a partir dos 40 anos. Os dados são de um estudo do Panorama da Atenção ao Câncer de Mama do SUS, idealizado pelo Instituto Avon.