Copacabana já está a todo vapor e se prepara para receber o ano novoÉrica Martin / Agência O DIA

Rio - Está chegando a hora da virada do ano e o bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio, já está a todo vapor. Turistas e moradores aproveitaram a trégua da chuva e curtiram o último dia de sol do ano de 2022 na praia. Alguns já vão ficar direto pela areia para assistir a queima de fogos às 00h. As balsas já estão posicionadas.
 
Larissa Pontes, de 24 anos, moradora da Baixada Fluminense, está passando o Réveillon em Copacabana pela terceira vez. "Aqui é tudo maravilhoso, amo esse bairro, os fogos são incríveis, isso é ser carioca! Paz, saúde, prosperidade e tudo de bom!".
Para o seu marido, Lyon Pontes, 28, é a primeira vez da virada nas areias de Copacabana. "Estou muito feliz, nunca tinha visto essa queima antes. Já estou emocionado. Quero ser feliz, que 2023 seja tudo nosso. Muita sabedoria e felicidade para nós!".
Também pela primeira vez, Maria do Perpétuo Socorro Araújo Oliveira, 59, e sua família de Manaus vieram passar o ano novo no Rio. Para eles, sempre foi um sonho assistir aos fogos em Copacabana. "A nossa expectativa é a melhor, coisa que eu nem consigo explicar. Esse momento que estamos vivendo, de animação, de ver como será a virada, é algo único. Não é a nossa primeira vez no Rio, mas no Réveillon sim", disse. "Quando víamos esse momento na televisão, não imaginávamos que estaríamos aqui e que fosse ser tão maravilhoso. Está sendo deslumbrante e na hora dos fogos será ainda mais lindo", completou ela, que está com nove familiares na cidade.
De acordo com o Alerta Rio, o último dia do ano será de céu nublado, com probabilidade de pancadas de chuva durante a tarde e à noite. A temperatura permanece alta, com máxima de 29°C e mínima de 18°C.

Interdições

Neste sábado (31), os bloqueios em Copacabana e no Leme começaram a partir das 7h, com a interdição da pista da Avenida Atlântica junto à orla, como ocorre nos fins de semanas e feriados. Às 16h, estará totalmente interditada nos dois sentidos.
Às 19h30, haverá o fechamento de todos os acessos ao bairro, com exceção de ônibus e táxis que só poderão ter acesso a Copacabana até às 22h. O estacionamento foi proibido em diversas vias de Copacabana, Ipanema e Botafogo a partir das 18h d a última sexta-feira (30).

Programação especial nos palcos da cidade
Copacabana - em frente ao Copacabana Palace
DJ Marcson Muller
DJ MMarques
Iza
Alexandre Pires
Zeca Pagodinho
Bateria da Grande Rio

Palco Carioca - em frente à Rua Santa Clara, em Copacabana
Mart’nália
Bala Desejo
Gilsons
Preta Gil
Bateria da Beija-Flor
DJS

Flamengo - Praia do Flamengo (altura do Posto 2)

DJ
Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
Teresa Cristina
Boka Loka
GRES Unidos do Viradouro

Ilha do Governador - Praia da Bica

DJ
Grupo Coisa Séria
Participação Jaime Neto
Rebecca
Tá na Mente
GRES Estação Primeira de Mangueira

Penha - Iapi da Penha

DJ
Grupo Existência
Participação Renato Milagres
Michael Sullivan
TIEE
GRES Acadêmicos do Salgueiro

Piscinão de Ramos - Piscinão de Ramos

DJ Juninho Timbau
L1 Rapper
Delacruz
Maneirinho
GRES Imperatriz Leopoldinense

Guaratiba - Praia da Capela

DJ
Participação Bela Rosa
Sandra de Sá
Pique Novo
Participação Adrianinho
GRES Unidos da Tijuca

Sepetiba - Praia de Sepetiba

DJ
Gamadinho
Participação Braga
DJ: Gramadinho (com participação de Braga)
Thiago Soares
Suel
GRES Mocidade Ind. De Padre Miguel

Ilha de Paquetá - Praia da Moreninha

DJ
Gustavo Lins
Silvinho Blau Blau e a Festa Ploc
GRES Paraíso do Tuiuti

Madureira - Parque Madureira

DJ
Mauro Diniz e Família
Participação Marquinhos de Oswaldo Cruz
Belo
GRES Imperio Serrano
GRES Portela

Esquema especial do metrô

O MetrôRio montou uma operação para a virada, com início às 19h deste sábado (31), encerrando-se às 5h de domingo (1º). Nesse período, o passageiro só utiliza o sistema usando o cartão especial - não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) e nem o pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até às 18h59, com exceção das estações Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana e General Osório/Ipanema, onde todos esses meios de pagamento permanecem sendo aceitos até meia-noite.

Às 5h de domingo (1º), a operação especial se encerra e todos os cartões do MetrôRio, o Riocard e o pagamento por aproximação voltarão a valer em todas as 41 estações.

No domingo, o funcionamento das estações será das 7h às 23h, com exceção de Cidade Nova, Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que permanecerão fechadas. Estas estações vão reabrir às 5h de segunda-feira (2).

A transferência entre as linhas 1 e 2, de meia-noite às 5h, será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema). Devido à logística de troca de plataformas para transferência na estação General Osório/Ipanema, a concessionária recomenda que o passageiro realize a transferência no trecho entre Central do Brasil/Centro e Cantagalo/Copacabana.

Neste sábado (31), as integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h. A partir desse horário, o acesso às estações do sistema metroviário será possível somente com o uso do cartão especial de réveillon.

Horários de embarque do metrô no réveillon

Das 19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);

Das 20h às 21h – cartões esgotados

Das 21h às 22h – cartão rosa-escuro (ida e volta);

Das 22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);

Das 23h à meia-noite – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);

Da meia-noite às 5h – cartão cinza (volta).