Rio - A Polícia Militar (PM) realizou, na manhã desta quarta-feira (4), operações em 17 comunidades das zonas Norte e Oeste da cidade e três em São Gonçalo, na Região Metropolitana. De acordo com a PM, o objetivo das ações foi combater o crime organizado e coibir movimentações de criminosos nas regiões. Sete homens foram presos. Um fuzil, um revólver calibre 38, uma pistola, oito rádios transmissores, um celular, 18 tabletes de maconha, 1.233 pedras de crack, 1.178 pinos de cocaína, 522 sacolés de crack e outras drogas foram apreendidos.
Na Zona Norte, as ações aconteceram nas favelas de Manguinhos, Arará e Mandela, situadas entre os bairros de Manguinhos e Benfica, e nas comunidades Bandeira 2 e do Urubu, localizadas entre Del Castilho e Pilares.
Policiais militares da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), da UPP Manguinhos e da UPP Arará/Mandela atuaram nas comunidades de Manguinhos, Arará e Mandela e apreenderam um carro.
No começo da operação, equipes do 3º BPM (Méier) apreenderam uma mochila com 820 pedras de crack, 519 invólucros de maconha e outros entorpecentes no Morro do Urubu. O material foi encaminhado para a 24ª DP (Piedade), onde foi registrada a ocorrência. Na Comunidade Bandeira 2, os policiais prenderam três indivíduos e apreenderam uma pistola, um carregador, dois rádios comunicadores, 329 pinos de cocaína, 318 pedras de crack, 209 papelotes de maconha, 171 papelotes de skank, 29 frascos de lolo, 21 frascos de lança-perfume e 11 tabletes de maconha.
A PM também ocupou as comunidades Faz Quem Quer, Congonha, Cajueiro, Palmeirinha, Mundial e Jorge Turco, estabelecidas entre os bairros de Rocha Miranda, Madureira, Honório Gurgel, Coelho Neto, Colégio e Fazenda Botafogo.
Dois suspeitos foram presos ainda no início da operação, por policiais do 9º BPM (Rocha Miranda). Um revólver calibre 38, três rádios transmissores, 125 sacolés de maconha e 110 pinos de cocaína foram apreendidos com a dupla. A ocorrência foi encaminhada para a 30ª DP (São Sebastião).
Na mesma ação, os agentes removeram barricadas das vias das comunidades, com auxílio de uma retroescavadeira.
Durante a operação desta quarta-feira (4/1), equipes do #9BPM removem barricadas ( barreiras físicas) que impediam a livre circulação por ruas das comunidades. Operação em andamento. pic.twitter.com/WHdhHYabUE
Na Zona Oeste, as operações aconteceram nas favelas do Antares, Rola, Cesarão, Aço e Três Pontes, em Santa Cruz, dominadas por um grupo paramilitar. Em Antares, um carro e duas toucas ninja foram apreendidos.
Já na comunidade Três Pontes, equipes do 14º BPM (Bangu) prenderam um homem, suspeito de integrar uma milícia. Com ele, foram apreendidos um rádio transmissor e um celular.
A ação também aconteceu na favela Vila Kennedy, situada no bairro de mesmo nome, onde moradores relataram tiros e a presença de barricadas nas vias da região. Os agentes prenderam um suspeito e apreenderam 18 tabletes de maconha, 260 pinos de cocaína, 261 sacolés de crack e um rádio comunicador.
*O #14BPM faz, nesta quarta-feira (4), uma operação na Comunidade da Vila Kennedy, em Bangu - Zona Oeste da cidade do Rio.* Até o momento, não há informação sobre prisões, apreensões ou feridos. pic.twitter.com/nYUDPQljOY
Nos primeiros momentos da operação, um suspeito foi preso. Com ele, os agentes apreenderam um rádio transmissor, 18 tabletes de maconha, 260 pinos de cocaína e 261 sacolés de crack.
Equipes do #14BPM vasculham a região conhecida como Caminho dos Fernandes, em Bangu, durante a operação de hoje. Operação em andamento. pic.twitter.com/c0qFiUrM2j
Em São Gonçalo, o 7º BPM atuou nas comunidades do Zumbi, Coreia e no Morro do Castro, onde um homem ficou ferido após confronto com a polícia. Ele foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres. Além disso, um fuzil Colt calibre 5.56, um carregador, munições, 219 pinos de cocaína, 95 pedras de crack e 70 trouxinhas de maconha foram apreendidos. Os agentes também fizeram a retirada de barricadas do bairro Pita. A ocorrência foi registrada na 73ª DP (Neves).
Unidades de Saúde fechadas
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família (CF) Wilson Mello Santos Zico, na Vila Kennedy, acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interrompeu o funcionamento na manhã desta quarta-feira (4).
Já o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e a CF Victor Valla, em Manguinhos, a CF Olga Pereira Pacheco, na região do Morro do Urubu e o Centro Municipal de Saúde Carmela Dutra, na região da comunidade Jorge Turco, mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Na região de Santa Cruz, as unidades de saúde municipais estão funcionando normalmente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.