PMs do 17º BPM (Ilha do Governador) retiram barricadas em ação no Morro dos BancáriosDivulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (18) operações em diversos municípios do Rio. As ações contra o crime organizado aconteceram no Morro dos Bancários; nos complexos do Chapadão e da Pedreira; e na favela de Manguinhos, ambos na Zona Norte da capital fluminense. Equipes também atuaram no Morro do Preventório, em Niterói; na comunidade da Torre, em Queimados; além de na Sapinhatuba 1 e 2 e Lambicada, em Angra dos Reis. 
De acordo com a Polícia Militar, no Morro dos Bancários, na Ilha do Governador, a ação foi realizada pelo 17º BPM (Ilha do Governador), que retira barricadas. As equipes apreenderam também cinco carregadores de arma de fogo, munições, duas capas de colete, um cinto tático, três máquinas caça-níqueis e 136 trouxinhas de maconha.
Já nos complexos do Chapadão e da Pedreira, - entre os bairros de Costa Barros, Barros Filho, Anchieta, Guadalupe, Ricardo de Albuquerque, Coelho Neto, Parque Colúmbia e Pavuna - a operação foi do 41º BPM (Irajá). As equipes recuperaram uma carga de bebidas roubada. Um indivíduo com mandado de prisão em aberto foi detido. Ocorrências encaminhadas para a 39ª DP (Pavuna).
Já em Manguinhos, atuou a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região. As equipes apreenderam 544 pedras de crack. A ocorrência foi encaminhada para a 21ª DP (Bonsucesso).
Na Região Metropolitana, equipes do 12º BPM (Niterói) atuaram no Morro do Preventório. Não houve prisões ou apreensões. Na Baixada Fluminense, a operação na comunidade da Torre foi do 24º BPM (Queimados). As equipes fizeram a retirada de barricadas. Por fim, na região da Costa Verde, o 33º BPM (Angra dos Reis) realizou ação nas comunidades da Sapinhatuba 1 e 2 e Lambicada. As equipes apreenderam 134 cápsulas de cocaína e 11 pedras de crack na comunidade Sapinhatuba 2. A ocorrência encaminhada para a 166ª DP (Angra dos Reis).
De acordo com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME) do Rio, as unidades da rede municipal nas regiões onde aconteceram operações da PM estão funcionando normalmente nesta quarta-feira. A Prefeitura de Queimados também informou que a ação da PM não afetou funcionamento de unidades da rede. Escolas de ambos os municípios estão em período de férias. A Secretarias de Educação e Saúde de Niterói afirmaram que, até o momento, as unidades de ensino e de saúde da cidade não foram afetadas e estão funcionando normalmente. A Prefeitura de Angra dos Reis ainda não informou se houve interrupção em unidades municipais. 
A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.