Homens do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHq) intensificam o policiamento na Gardênia AzulDivulgação / PMERJ

Rio – Mais um dia com clima de guerra em comunidades da Zona Oeste do Rio. A Polícia Militar informou que, na manhã desta terça-feira (31), o policiamento ostensivo foi intensificado nas comunidades da Gardênia Azul, Caixa D' água, Bateau Mouche e Chacrinha para estabilizar a área, coibir a circulação de criminosos e os roubos de veículos e carga, e evitar confrontos entre facções criminosas rivais. Durante todo o mês de janeiro, os locais estiveram em disputa entre integrantes da milícia e do Comando Vermelho (CV).
Por meio das redes sociais, a Polícia Militar informou que o Batalhão de Choque está fazendo uma incursão dentro da comunidade da Gardênia. PMs do 18º BPM (Jacarepaguá) estão nas outras três comunidades.
Uma equipe do 18° BPM foi atacada durante um patrulhamento pela Rua Tirol, na Freguesia, em Jacarepaguá. Houve confronto, mas não há registro de feridos, segundo a corporação.
Outras ações
A Polícia Militar também informou que, além das comunidades da Zona Oeste, agentes fazem operação em diversos outros pontos, tanto da cidade, quanto da Baixada Fluminense.
Na região da Zona Norte, policiais lotados no 9º BPM (Rocha Miranda) fizeram operação nas comunidades do Faz Quem Quer, Congonhas, Cajueiro, Palmeirinha e Jorge Turco.
De acordo com os policiais que participaram das ações, criminosos armados atiraram contra as equipes e houve confronto. Após o tiroteio, os policiais encontraram um suspeito ferido e o socorreram ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Norte. Outros quatro homens foram presos e cinco pistolas, duas granadas, um rádio comunicador e entorpecentes a serem contabilizados foram apreendidos. A ocorrência foi registrada na 29ª DP (Madureira).
Na Penha Circular, a Coordenadoria de Policia Pacificadora (CPP) realiza operação na comunidade da Fé.
Já na Baixada Fluminense, equipes do 21º BPM (São João de Meriti) realizaram, na manhã desta terça-feira (31), uma operação na Comunidade da Vila Ruth, em São João de Meriti.
Guerra entre Milícia e CV
No último domingo (29), um homem apontado como chefe da milícia na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, foi morto a tiros, durante um conflito com membros do próprio bando. Marcelo Farias, conhecido como Moral, teria sido alvo de uma emboscada montada por um dos seus braços-direitos.

De acordo com informações preliminares, Moral foi morto enquanto fazia a cobrança da taxa de segurança para comerciantes da localidade na Gardênia conhecida como Marcão. O miliciano teria sido atingido nas costas por disparos feitos por um comparsa.
As informações de moradores dão conta de que esse comandado teria trocado de lado, indo para o Comando Vermelho, prática chamada de "pular o muro", no mundo do tráfico. Após matar o próprio chefe, o bandido teria se refugiado na Cidade De Deus. Ainda de acordo com os relatos de locais, os bandidos da facção que participaram da emboscada teriam comemorado a morte de Moral com disparos para o alto.
Cidade de Deus
O clima não está melhor em uma das mais famosas comunidades da Zona Oeste, a Cidade de Deus. Segundo informações, é de lá que criminosos do CV estariam tentando tomar o controle, por exemplo, da Gardênia Azul e Rio das Pedras, dois locais tradicionalmente comandados pelo grupo paramilitar.