Perfil de Wallace no Instagram fez postagem com enquete perguntando quem mataria o presidente LulaReprodução/Redes Sociais
Comissão da Alerj registra denúncia contra Wallace, do vôlei, por incitar violência ao presidente Lula
Documento foi protocolado no Ministério Público Federal (MPF). Atleta do Cruzeiro fez postagem perguntando quem mataria o atual chefe do Executívo
Rio - O jogador de vôlei Wallace Leandro, do Cruzeiro, que causou polêmica nas redes sociais em postagem contra o presidente Lula, se tornou alvo de uma denúncia da Alerj protocolada, nesta terça-feira (31), no Ministério Público Federal (MPF). Assumido apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, o atleta abriu enquete perguntando quem mataria o atual Chefe do Executivo Federal.
O teor da publicação chamou a atenção da Comissão Permanente de Combate às Discriminações e Preconceitos de Cor, Raça, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Alerj, que é presidida atualmente pelo deputado Carlos Minc.
De acordo com a denúncia, deve ser avaliado o possível cometimento de crime de incitar, publicamente, a prática de violência; e de ameaça. A pena para os crimes que constam nos artigos 286 e 147 do código penal preveem pena de 3 a 6 meses de prisão, além de multa.
"Diante da gravidade da postagem efetuada nas redes sociais, e, diante do possível cometimento de crime contra o Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, vimos requerer a imediata investigação em desfavor do representado", diz a denúncia.
Postagem no Instagram
A postagem que gerou a denúncia foi feita nos stories do Instagram do atleta, mas apagada minutos depois. O registro trazia uma foto de Wallace segurando o que seria uma arma e, em seguida, uma enquete: "Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?"; "Alguém faria isso?".
Na publicação, 54% dos votos era positivo para o ataque a Lula, enquanto 48% votaram em "não", que não fariam aquilo. A repercussão negativa da enquete fez com que o atleta, que é campeão olímpico, apagasse a postagem pouco tempo depois.
O Cruzeiro Sada, atual clube de Wallace, lamentou o episódio e pediu desculpas aos torcedores. "O Sada Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace".
Já a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) repudiou a postagem do atleta. "A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para a propagação de valores como o respeito", pontuou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.