Rio - Agentes do Batalhão de Choque e do 18º BPM (Jacarepaguá) realizaram, nesta terça-feira (1º), operações nas comunidades da Gardênia Azul e na Cidade de Deus, respectivamente. Durante a ação, os policiais cumpriram mandado de prisão contra um foragido na CDD. Ele foi encaminhado à 32ª DP (Taquara). Além disso, os PMs também removeram barricadas em vias públicas da região.
Durante todo o mês de janeiro, as comunidades estiveram em meio a um constante guerra por dominação de território entre a milícia que atua na Gardênia e o Comando Vermelho, que age na CDD.
Policiais do Batalhão de Polícia do Choque (BPChq) foram atacados a tiros por criminosos, na tarde desta terça-feira (31), enquanto realizavam um patrulhamento nas imediações da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a Polícia Militar, os tiros foram disparados de uma área de mata contra as equipes que ocupam a região junto ao 18º BPM (Jacarepaguá). Houve revide por parte dos PMs.
De acordo com informações preliminares, Moral foi morto enquanto fazia a cobrança da taxa de segurança para comerciantes da localidade na Gardênia conhecida como Marcão. O miliciano teria sido atingido nas costas por disparos feitos por um comparsa.
As informações de moradores dão conta de que esse comandado teria trocado de lado, indo para o Comando Vermelho, prática chamada de "pular o muro", no mundo do tráfico. Após matar o próprio chefe, o bandido teria se refugiado na Cidade De Deus. Ainda de acordo com os relatos de locais, os bandidos da facção que participaram da emboscada teriam comemorado a morte de Moral com disparos para o alto.
Cidade de Deus
O clima não está melhor em uma das mais famosas comunidades da Zona Oeste, a Cidade de Deus. Segundo informações, é de lá que criminosos do CV estariam tentando tomar o controle, por exemplo, da Gardênia Azul e Rio das Pedras, dois locais tradicionalmente comandados pelo grupo paramilitar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.