Rio - Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) nesta terça-feira (14) apontam que houve 252 registros de ocorrências de maus-tratos e crueldade contra animais durante 2022, no Rio de Janeiro. Isso mostra que, a cada dois dias, um animal foi vítima de violência no estado.
Os cachorros foram as maiores vítimas no estado, atingindo a marca de 174 casos. Em seguida, vem os gatos, com 47 registros, e as aves, com 23. Ao todo, foram citadas 11 espécies diferentes de animais vítimas de violência.
Os próprios tutores aparecem como os maiores responsáveis pelos maus-tratos, representando 68,7% das ocorrências. Além disso, a maioria dos crimes foi cometida nas residências dos donos, com 54% do total.
"Divulgar esses dados no Dia Nacional dos Animais é importante para conscientizar a sociedade e mostrar que maus-tratos e crueldade contra os animais é crime e pode levar à prisão. O crime de maus-tratos está tipificado na Lei de Crimes Ambientais e, em se tratando de cães e gatos, a pena prevê até cinco anos de prisão, além da perda da guarda do pet", explicou a diretora-presidente do ISP, Marcelo Ortiz.
A análise das ocorrências por local mostram que a maior parte dos registros foi realizada na 42ª DP (Recreio), seguida pela 110ª DP (Teresópolis) e 151ª DP (Nova Friburgo).
Comemorado no dia 14 de março, o Dia Nacional dos Animais foi criado com objetivo de conscientizar a população sobre a preservação da vida, com a finalidade de combater os maus-tratos e demais formas de violência contra os animais domésticos, silvestres e exóticos.
Já em setembro, o cachorro Tom Tom precisou ser resgatado por agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Vidigal, Zona Sul do Rio. Ele era agredido com vassouras e obrigado a ficar na chuva por uma mulher. A violência seria motivada por uma suposta traição do marido, tutor do cão.
Ainda na Zona Sul, uma cobertura com 60 gatos foi alvo de uma operação da Polícia Civil com apoio da Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal. No apartamento insalubre localizado no Leme, os agentes encontraram os felinos em situação de maus-tratos e se alimentando das próprias fezes.
Como denunciar
Para denunciar maus tratos aos animais, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Central 190 da Polícia Militar ou com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) pelo telefone (21) 2334-7634. A denúncia também pode ser feita em qualquer delegacia de Polícia Civil do estado e ainda pela Linha Verde, do Disque-Denúncia (0300-253-1177). O anonimato é garantido.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.